
4 Dicas de Ouro para Corredores
Iniciante ou experiente, entender um pouco mais sobre como impor uma boa corrida é sempre importante. Sabendo disso, preparamos 4 dicas para você corredor.
Quando ela começou no mountain bike, aos 24 anos, Viviane Favery era uma executiva de marketing que corria mal (“minha biomecânica era péssima”, diz), não comia direito e mal sabia trocar a marcha de uma bike. Pouco mais de quatro anos depois, ela se tornou uma das principais ultramaratonistas de MTB (mountain bike) do Brasil. Confira a trajetória dessa fera, que conta com o acompanhamento da CareClub desde o primeiro dia.
Da corrida à bike
Eu já corria, mas queria estar mais próxima da natureza. Então, parti para as provas de aventura, que trazem o mountain bike entre suas modalidades. Logo eu fui atraída pelos desafios da modalidade – ela exige técnica de pilotagem, dedicação e foco – e abracei a causa. Mal sabia andar de bike, mudar a marcha, mas fui atrás. Em 2012, parei de correr e resolvi focar no mountain bike.
Primeiro desafio
Foi a competição Haka MTB. É uma das mais duras do Brasil porque são quatro dias de evento. Eu não tinha noção de onde eu estava me metendo. Lá eu me deparei pela primeira vez com trilhas de bike e fiquei encantada! No fim da prova, fui descobrir quem eram aquelas mulheres que pilotavam tão bem e conheci minha atual treinadora, a Adriana Nascimento, que é onze vezes campeã de mountain bike.
Rotina de atleta
Em 2012 comecei a me aperfeiçoar com a Adriana e aprendi muito sobre a vida, especialmente a controlar a ansiedade e ter concentração e foco. Também fui entender de logística e planejamento. Hoje treino bike todo dia, muitas vezes no rolo por questão de tempo já que exerço outras atividades. Duas vezes por semana faço musculação ou pilates e, toda semana, uma massagem para liberação miofascial e para melhorar a retenção de líquido.
Grandes conquistas
CareClub
Sou paciente do Dr. Gustavo Magliocca desde 2010 quando eu corria pela assessoria esportiva MPR. O Gustavo acompanhou toda minha trajetória do zero. O trabalho de reeducação funcional que fiz com o Renan Malvestio, por exemplo, me ensinou a correr. Foi a CareClub que me deu conhecimento e uma base sólida para eu chegar onde eu cheguei.
Hoje, o acompanhamento que faço na clínica me ajuda a manter minha saúde firme e forte enquanto entrego o melhor da minha performance, com um crescimento consistente ano a ano. Como fazemos isso: acompanhamento próximo, exames periódicos e testes de performance para embasarem minha periodização de treinos. Além disso, sempre que preciso ou que sinto que algo não está indo bem, converso com o Doc e ele me ajuda a entender o caminho para recuperar o equilíbrio – seja com um ajuste de dieta que devo alinhar com a nutricionista ou com as zonas de treino que devo focar com a minha treinadora.
Iniciante ou experiente, entender um pouco mais sobre como impor uma boa corrida é sempre importante. Sabendo disso, preparamos 4 dicas para você corredor.
A dor é uma das experiências mais importantes que o nosso corpo nos oferece. Com ela somos capazes de definir limites e entender se conseguimos ou não continuar a nos movimentar ou a executar uma determinada tarefa…
O descanso permite que sua musculatura se recupere (o famoso recovery) e se prepare para aguentar um esforço um pouco maior da próxima vez, pois ele entende que se não aumentar sua capacidade de aguentar a carga do treino, irá se lesionar.