A avaliação biomecânica da corrida é uma ferramenta importantíssima para quem quer melhorar performance, ajustar movimentos, prevenir e até reabilitar lesões. Há diferentes maneiras de se fazer esta avaliação, uma delas é a Corrida 3D, utilizada na Care Club RJ pela fisioterapeuta Viviane Abrunhosa, Doutora em Ciências Morfológicas e Mestre em Engenharia Biomédica. “Usamos câmeras infravermelhas de alta velocidade para coletar as imagens em três dimensões, com marcadores colocados em pontos estratégicos. São eles que passam para um software as informações do movimento, que serão analisadas”, explica Viviane.
A partir desta análise é possível apontar as possíveis alterações que acontecem na postura dinâmica (movimento) e que podem contribuir para o surgimento de uma lesão, durante a corrida. Essas compensações podem ser provenientes de desequilíbrio muscular, déficit de flexibilidade e/ou mal alinhamento anatômico. “Após o exame, fornecemos um relatório personalizado ao atleta, apresentando todos os resultados que auxiliam na compreensão da biomecânica da sua corrida. Com eles temos as informações necessárias para traçar estratégias que possam prevenir lesões, reabilitar alguma já existente e até melhorar a performance daquele corredor”, explica a fisioterapeuta.
Por isso, a avaliação biomecânica é um aliado importante para profissionais de saúde, como médicos do esporte, ortopedistas, fisioterapeutas e preparadores físicos, em diagnósticos e em decisões assertivas a respeito das condutas clínicas com seus clientes. “Ela não substitui outras avaliações clínicas e de imagem na hora do diagnóstico, mas é um excelente complemento.”