Qual o melhor tênis de corrida? Existe um tênis ideal?

por Dr. Fernando Aires Duarte, ortopedista especialista em pé e tornozelo

Nos últimos 50 anos, tênis de corrida tem sofrido tremenda mudanças, avanços tecnológicos e muitas teorias a respeito do seu funcionamento. O que todos buscam são 3 fatores: performance, diminuição da taxa de lesões e conforto.

Mas existe um tênis que consiga aumentar performance, diminuir o numero de lesões e ser confortável???

Você já reparou nas características da construção do seu calçado? Muitos pacientes me relatam… “mas eu uso um calcado de corrida, paguei super caro…” verdade, esses calcados são caros, mas são muito diferentes. Você já reparou se a sola é rígida ou flexível? Qual altura do drop (altura do calcâneo)? Se a forma de amarrar deixa o tênis firme no pé e distribui bem a amarração? Se o tecido permite a transpiração do pé? Se o contraforte (estrutura que sustenta o calcâneo) e firme ou flexível? A diferença dos sistemas de amortecimento? Portanto, tênis de corrida podem variar muito e a troca do tipo de calçado, pode gerar desconforte e até lesões.

Mas então, qual a construção ideal? Vários estudos foram feitos e direcionados para descobrir quais características podem influenciar. Existe uma dificuldade em julgar estes artigos devido a forma de avaliação dos calçados usada por cada autor. Mas resumidamente o que temos por enquanto:

1) aumentando a rigidez de flexão do antepé pode beneficiar algumas variáveis relacionadas ao desempenho;
2) entressola mais macia pode reduzir as forças de impacto e taxas de carregamento;
3) entressolas mais espessas podem fornecer efeitos de amortecimento notáveis e dimuir o choque durante os impactos, mas pode diminuir as sensações plantares
4) sapatos minimalistas (solas mais finas) melhorariam execução relacionada ao desempenho, incluindo economia de energia, mas também induzem maior carga do tornozelo e plantar do pe (metatarsofalângica)

Apesar dessas descobertas, a frequência de lesão em corredores não mudou nos últimos 40 anos!!!

E o conforto? É importante?
Talvez seja a característica mais importante!!! (na minha opinião é!)

Ao selecionar um tênis de corrida, um atleta seleciona um produto usando seu próprio filtro de conforto. Este reduz automaticamente o risco de lesões e pode ser uma possível explicação para o fato de que não parece ter havido uma tendência na frequência de lesões ao longo do tempo.

Mas sem duvida nenhuma, a melhor forma de aumentar performance e diminuir a taxa de lesão tem um nome… TREINAMENTO!! Nada substitui o treinamento adequado!

DR. FERNANDO AIRES DUARTE
É Ortopedista especialista em pé e tornozelo na unidade Itaim em São Paulo/RJ

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *