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O JOELHO DÓI? O CULPADO PODE SER O QUADRIL!

É isso mesmo: aquela dorzinha sem explicação pode estar ligada ao quadril. Na verdade, em boa parte dos casos ela realmente está. “Praticamente todas as lesões da corrida ocorrem pela sobrecarga na fase de apoio. Equilibrar o corpo em uma só perna é algo extremamente desafiador e requer um ajuste muscular preciso dos músculos envolvidos. Qualquer desalinhamento de uma articulação leva ao desalinhamento das articulações vizinhas. Assim, um desequilíbrio no tronco ou quadril, por exemplo, será transmitido ao joelho e ao pé”, explica o fisioterapeuta Cássio Siqueira, especialista da CareClub em reeducação funcional de corredores.

            Por isso, a maior parte das lesões de joelho e pé na corrida tem como causa desequilíbrios existentes nas regiões de quadris e tronco. Em clínicas esportivas como a CareClub, você pode fazer uma avaliação mecânica da corrida e detectar esses problemas. Mas um teste simples feito em casa já dá alguns indícios. Em frente a um espelho, fique num pé só por algum tempo e veja que parte do corpo desestabiliza primeiro. Provavelmente, é ela que está lhe causando dores e vai ser trabalhada sob a supervisão de um fisioterapeuta.

            Há vários exercícios para fortalecer e equilibrar essa região do corpo. Entre eles, Cássio destaca as pranchas, a ponte, o agachamento com elástico ou fazer força para “crescer”. Veja a seguir o passo a passo desse último:

  1. Transfira o peso do seu corpo para uma perna só e faça força para “empurrar” o chão para baixo e a cabeça para cima;
  2. Dobre a outra perna a 90 graus, como se fosse subir um degrau alto;
  3. Mantenha a posição por 5 segundos;
  4. Alterne 10 vezes cada perna;
  5. Repita esta série 3 vezes.

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