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ESTAGNOU NOS TREINOS? SAIA DESSA

Você treina, treina e tem a sensação de que não consegue evoluir? Pois pode não ser apenas sensação, é bastante comum isso acontecer. A médica do esporte Dra. Karina Hatano, da CareClub, explica 5 problemas que podem estar te atrapalhando.

Treinamento inadequado: o nosso organismo tende a se acostumar aos treinos, por isso é necessário variar estímulos e mudá-los periodicamente. “É possível avaliar o treino medindo a frequência cardíaca durante a atividade”, explica Karina. “Talvez seja hora de mudar um pouco o que você anda fazendo.”

Repouso de menos: atenção ao “eu treino, treino, treino”, porque a resposta esteja exatamente aí, há treino demais e descanso de menos. “Nosso corpo precisa que a gente respeite o período recomendado de repouso entre os treinos, ou deixamos de render mesmo”, diz Karina. “Fora o risco de isso virar overtraining.”

Sono de menos: se você tem dormido mal, pode apostar que isso vai interferir no seu rendimento nos treinos. Sem um sono reparador, anabólico, a tendência é a taxa de cortisol, um hormônio catabólico, ir parar nas alturas. O cortisol é considerado o “hormônio do stress”. Precisa dizer mais alguma coisa?

Postura errada: quem tem uma postura errada durante a atividade física certamente gasta mais energia do que seria necessário para fazer aquela atividade. “Por isso é importante passar por uma avaliação biomecânica”, indica Karina. E, pior do que atrapalhar o seu rendimento, a postura errada aumenta o risco de lesões.

Alimentação inadequada: se o rendimento não está legal, uma avaliação nutricional pode ser a resposta. “Deficiências de vitaminas afetam a performance durante os treinos. Nas mulheres, a falta de ferro é bastante comum, por exemplo. Fazer exames para medir as principais vitaminas é importante para mudar a alimentação, se necessário, ou até mesmo suplementar.”

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