Emagrecimento e Perda de Peso Sustentável

por Jailson Ferreira, preparador físico

É muito comum encontrarmos na internet e nas redes sociais, diversos anúncios de emagrecimento rápido, baseado em pequenas intervenções e resultados agudos (curto prazo). Será que emagrecer é tão simples?

A restrição alimentar e a prática de exercícios físicos proporcionam perda de peso em curto prazo, porém, adaptações fisiológicas compensatórias como diminuição do gasto energético e alterações nos hormônios que regulam a fome e a saciedade, dificultam a manutenção do peso (GREENWAY, 2015).

A manutenção do peso corporal é desafiadora e depende de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Criar um ambiente que favoreça comportamentos saudáveis, pode neutralizar os efeitos biológicos ligados à recuperação do peso (HALL e KAHAN, 2018)

A perda de peso não deve ser o único parâmetro para avaliarmos o sucesso no emagrecimento. O emagrecimento sustentável requer atenção clínica contínua, intervenção interdisciplinar, aconselhamento e incentivo para mudanças abrangentes no estilo de vida. (GREENWAY, 2015; HALL e KAHAN, 2018).

Para conseguir chegar aos seus objetivos a dica é fazer o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar incluindo preparação fiísica, nutrição, medicina do exercício e do esporte, entre outros, o que irá garantir um emagrecimento duradouro, saudável e sustentável para toda vida.

Referências

GREENWAY, FL. Physiological adaptations to weight loss and factors favouring weight regain. International Journal of Obesity. v. 39, 2015.

HALL, KD; KAHAN, S. Maintenance of Lost Weight and Long-Term Management of Obesity. Medical Clinics of North America. v. 102, n. 1, 2018.

JAILSON FERREIRA
É Preparador Físico na unidade Ipanema no Rio de Janeiro/RJ

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *