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REEDUCAÇÃO FUNCIONAL DA CORRIDA

NOSSO TIME

I CURSO DE REEDUCAÇÃO FUNCIONAL DA CORRIDA

Em conjunto com a Brains4Share temos uma oportunidade especial para vocês, o primeiro curso online de Reeducação Funcional da Corrida

Um curso organizado de uma forma que você possa já aplicar os conceitos e exercícios de maneira imediata após a realização.
Com uma estrutura teórica e prática, ele aborda todos os princípios básicos para você intervir de forma eficiente na corrida do seu paciente/aluno.
Com 11 aulas o Curso contempla fundamentos de Biomecânica da Corrida, Controle Motor, Funcionalidade, Principais Lesões e os Princípios do Tratamento.

Este curso é ministrado por 3 Fisioterapeutas com expertise em corrida de rua:

Cássio Siqueira (Mestre e Doutor pela USP, Supervisor de Estágio em Fisioterapia Esportiva da USP e mais de 20 anos de experiência com corredores)
Fábio Bessa (Doutor pela USP e Fisioterapeuta Líder da Care Club)
Renan Malvestio (Especialização em Fisioterapia Esportiva, Sócio-Fundador/Diretor/Coordenador da Care Club).

Confira a programação:

  1. Introdução à funcionalidade
  2. controle motor na corrida
  3. Biomecânica da Corrida
  4. Parte 1: As Lesões na Corrida
    Parte 2: As Lesões na Corrida
  5. Avaliação Funcional da Corrida
  6. Princípios de Reeducação Funcional
  7. Introdução às Aulas Práticas
  8. Prática 1: Sustentação (Posturas Baixas)
  9. Prática 2: Sustentação (Posturas Altas)
  10. Prática 3: Propulsão
  11. Prática 4: Construção da Corrida

Vamos detalhar todos os princípios que usamos no nosso dia-a-dia na Care Club para te ajudarmos a ser um expert em corrida

Curso em parceria com:

Confira os detalhes de cada aula:

Aula 1 | Introdução à Funcionalidade
Professor: Cássio Siqueira

Objetivo da Aula: ?Apresentar o panorama da corrida de rua e as condições habituais em que um corredor procura a fisioterapia. Discutir abordagem baseada na funcionalidade versus abordagem local. 

Conteúdo:

  • Apresentação do Curso;
  • Universo da Corrida;
  • Perfil do Corredor;
  • Introdução à Funcionalidade;
  • Por quê avaliar a corrida.

Aula 2 | O Controle Motor na Corrida
Professor: Fábio Bessa

Objetivo da Aula: Apresentar os mecanismos neurais envolvidos no controle da corrida e como podemos utiliza-los na prática clínica. Familiarizar o aluno com conceitos de Neurociência Básica e correlaciona-los com as intervenções práticas propostas.

Conteúdo:

  • Controle da Funcionalidade;
  • O papel do Córtex e da Medula Espinhal na corrida;
  • Centros Geradores de Padrão;
  • Redundância e controle dos graus de liberdade;
  • Sinergias Musculares.

Aula 3 | Biomecânica da Corrida
Professor: Renan Malvestio

Objetivo da Aula: Discutir do ponto de vista da Biomecânica o movimento ideal da corrida pensando na segurança dos tecidos do aparelho musculoesquelético e na eficiência do movimento.  

Conteúdo:

  • Objetivo funcional da corrida;
  • Demanda mecânica na fase de sustentação unipodal;
  • Propulsão eficiente;
  • Cadência;
  • Tamanho do Passo. 

Aula 4 | Parte 1: As Lesões na Corrida
Professor: Cássio Siqueira

Objetivo da Aula: Apresentar os mecanismos gerais das lesões de sobrecarga (microtrauma). Discutir os possíveis mecanismos geradores de lesões em diversos tecidos do aparelho locomotor. 

Conteúdo:

  • Lesões macro e microtraumáticas;
  • Curva de limiar de lesão;
  • Fatores que interferem na curva de limiar de lesão;
  • Mecanismos das lesões tendíneas;
  • Mecanismos das lesões ósseas. 

Aula 4 | Parte 2: As Lesões na Corrida
Professor: Cássio Siqueira

Objetivo da Aula: Discutir as lesões mais comuns na corrida e seus respectivos mecanismos. 

Conteúdo:

  • Lesões do pé, tornozelo e perna;
  • Lesões do joelho;
  • Lesões do quadril e pelve;
  • Lesões na coluna.

Aula 5 | Avaliação Funcional da Corrida

Professor: Renan Malvestio

Objetivo da Aula: Discutir os componentes de uma boa avaliação funcional da corrida. Conduzir o aluno a realizar uma avaliação da corrida objetiva e saber interpreta-la.   

Conteúdo:

  • O quê avaliar na corrida?;
  • Avaliação qualitativa versus quantitativa; 
  • Aspectos gerais da avaliação funcional;
  • Oscilação vertical do centro de massa;
  • Avaliação do alinhamento durante a sustentação;
  • Passo-a-passo para realizar a coleta do vídeo;
  • Exemplo real de uma avaliação funcional da corrida. 

Aula 6 | Princípios de Reeducação Funcional
Professor: Fábio Bessa

Objetivo da Aula: ?Apresentar exemplos de como o aluno pode construir seu plano terapêutico focado nos objetivos funcionais da corrida. Discutir a importância de trabalhar sinergias musculares no processo de Reeducação Funcional 

Conteúdo:

  • Construção de Sinergias Musculares;
  • Importância do comando verbal assertivo;
  • Modulação da demanda da tarefa;
  • Como progredir nos exercícios;
  • Comentários sobre o aprendizado motor;

Aula 7 | Introdução às Aulas Práticas
Professor: Renan Malvestio/Cássio Siqueira

Objetivo da Aula: ?Apresentar os princípios em que se baseia o plano terapêutico e as condutas da reeducação funcional da corrida. 

Conteúdo:

  • Como construir um novo padrão de movimento na corrida;
  • Construção da sustentação e da propulsão;
  • Integração da sustentação e da propulsão na tarefa de correr;
  • Princípio da qualidade do movimento;
  • Princípio da progressão funcional;
  • Princípio da carga;
  • Princípio da dosagem. 

Aula 8 | Prática 1: Sustentação (Posturas Baixas)
Professor: Cássio Siqueira

Objetivo da Aula: Apresentar a fase inicial do plano de reeducação funcional da corrida.

Conteúdo:
Explicação, contextualização, demonstração e dosagem de:

  • Estabilização de tronco;
  • Estabilização da pelve;
  • Ação de empurrar em DD;
  • Estabilização rítmica de quadril; 
  • Ponte;
  • Ponte unipodal; 
  • Cadência da sustentação na ponte;
  • Prancha Frontal;
  • Prancha Lateral
  • Ajoelhado;
  • Passagem de ajoelhado para semi-ajoelhado.

Aula 9 | Prática 2: Sustentação (Posturas Altas)
Professor: Renan Malvestio

Objetivo da Aula: Apresentar como construir um apoio unipodal estático e dinâmico alinhado.

Conteúdo:
Explicação, contextualização, demonstração e dosagem de:

  • Apoio unipodal estático;
  • Apoio unipodal com movimento do MI contra-lateral;
  • Apoio unipodal dinâmico;
  • Apoio unipodal com deslocamento à frente;
  • Apoio unipodal trocando lados com velocidade (cadência);
  • Apoio unipodal com ativação de tronco (auxílio de elástico).

Aula 10 | Prática 3: Propulsão
Professor: Fábio Bessa

Objetivo da Aula: Apresentar estratégias para o treino da propulsão na corrida

Conteúdo:
Explicação, contextualização, demonstração e dosagem de:

  • Tração posterior unilateral;
  • Tração posterior unilateral + ativação de tronco;
  • Unipodal com deslocamento associado à tração; 
  • Unipodal com deslocamento associado à tração + ativação do tronco.

Aula 11 | Prática 4: Construção da Corrida
Professor: Cássio Siqueira/Renan Malvestio

Objetivo da Aula: Apresentar e discutir exercícios para a integração da sustentação e da propulsão construindo o movimento de correr. Discutir aspectos clínicos da evolução do tratamento até a alta. 

Conteúdo:
Explicação, contextualização, demonstração e dosagem de:

  • Exercícios de integração da corrida com ênfase na sustentação, no fluxo de passadas ou na tração;
  • Comandos eficientes para ajustar a corrida; 
  • Automatização do novo padrão de movimento;
  • Comportamento da dor ao longo do processo de reeducação;
  • Revisões do processo.