Suplemento muito utilizado por atletas, o Whey Protein (Proteína do Leite) foi apontado inicialmente como um causador da acne, por conter derivados da testosterona em sua formulação. De fato algumas marcas foram banidas do mercado por adulterar a composição do produto, mas mesmo os suplementos considerados seguros são também causadores de acne.
Um estudo brasileiro realizado em 2013, revelou essa importante associação, explicada pelo fato de se tratar de um derivado do soro do leite. Além dos derivados do leite, alimentos com alto índice glicêmico como a muito utilizada Maltodextrina, hoje também são reconhecidos como agravantes da acne.
Nosso dermatologista Dr. Luiz Perez esclarece, “Cada paciente deve ser abordado de acordo com o grau de acometimento e distribuição da acne, seu padrão de cicatrização e esporte praticado. Quando bem indicados, suplementação com Whey Protein e Malto são muito úteis e importantes no dia-a-dia do atleta, e não devem ser suspensos smente por causa da acne. Tratamentos tópicos, peelings e limpeza de pele adequada podem controlar o quadro de maneira simples e eficaz”.
por Dr. Luiz Perez