Quem nunca ouviu expressões como “não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento“ ou “tenho dificuldade para ganhar músculos pois meu metabolismo é acelerado”? Afinal, o que é metabolismo e como ele pode influenciar os seus resultados?
O metabolismo pode ser compreendido como um complexo sistema de reações químicas responsável pela produção de calor, geração de energia, além da síntese e degradação de compostos que mantêm as funções fisiológicas do nosso corpo. A energia obtida através da alimentação é utilizada para a manutenção dos seguintes processos:
1- Manutenção das funções vitais como respiração, circulação sanguínea, ajuste dos níveis de hormônios, crescimento e reparo das células, etc. A quantidade de energia utilizada em situação de repouso para a manutenção das funções vitais é conhecida como taxa metabólica de repouso (também chamada de TMR) e representa aproximadamente 70% do gasto energético total. Os principais fatores que afetam a taxa metabólica de repouso incluem: peso, sexo, idade e composição corporal. É por isso que uma pessoa grande e musculosa precisa de mais energia (mais calorias) para manter seu corpo em repouso do que alguém “menor”;
2- Efeito térmico dos alimentos ou termogênese induzida pela dieta é a quantidade de energia utilizada nos processos de digestão e absorção dos alimentos e consome de 5 a 15% do gasto energético total. Dentre os fatores que influenciam este processo, destaca-se a composição da dieta. As proteínas por exemplo, são os nutrientes que apresentam maior efeito térmico, seguido pelos carboidratos e gorduras;
3- Gasto energético não associado ao exercício inclui a quantidade de calorias dispendidas para a realização de atividades da vida diária como por exemplo, a movimentação durante o trabalho, subir e descer escadas, levar o cachorro para passear, brincar com os filhos, etc. Também conhecido como NEAT (non-exercise activity thermogenesis) o gasto energético não associado ao exercício pode representar de 10 a 50% do gasto energético total, desempenhando um papel fundamental na manutenção de nossos níveis de energia e peso corporal.
4- Efeito térmico da atividade física ou termogênese induzida pela atividade física representa a quantidade de energia utilizada durante a atividade física programada. Este processo também contribui de maneira importante para o aumento do gasto energético e varia de acordo com as características do exercício, como por exemplo: frequência, intensidade e duração e também da composição corporal do praticante.
Deu para perceber que o metabolismo é afetado por fatores internos como genética, idade, altura e sexo e também por fatores externos relacionados ao estilo de vida como alimentação, prática regular de exercícios físicos, quantidade de massa magra, quantidade e qualidade do sono, níveis de stress, entre outros. A combinação desses fatores é determinante para que o metabolismo trabalhe a seu favor, portanto, entender como anda seu metabolismo pode ser uma boa estratégia de atingir seus objetivos com consistência e qualidade. Em breve falaremos sobre mais sobre como avaliar seu metabolismo.