
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
Um dos grandes desafios das mulheres nos dias de hoje é conseguir conciliar e manejar os vários aspectos da vida moderna: profissional, familiar, social, cuidado com o corpo e a mente. Como é difícil! Muitas vezes temos aquela sensação que o dia devia ter muito mais horas…
E quando associado a tudo isso se soma uma rotina de treinos de corrida? O cenário de caos está instalado. É preciso força de vontade e disciplina. Muitas vezes esposos(as), namorados(as), chefes e colegas de trabalho não entendem esta escolha e podem se tornar um fator a mais de estresse na ginástica de conciliar todas as funções da vida de um corredor.
Organização e planejamento da agenda semanal são fundamentais. Uma dica é encarar os treinos como qualquer outro compromisso da sua semana e marcar horários para realiza-los. Nesse momento a ajuda da família e colegas de trabalho pode facilitar um tanto sua vida. Peça a colaboração deles, proponha um rodizio de tarefas, negocie. Seja criativo e disponível para ajuda-los também. Tente trazê-los para o seu universo, compartilhe, deixe que participem e possam ver o quanto a rotina de treinos te traz benefícios. Quando você tem suas necessidades satisfeitas, naturalmente está mais feliz e melhor para estar com os outros.
Uma das maiores dificuldades com relação aos parceiros está relacionada ao fato de, muitas vezes, eles se sentirem excluídos desta parte da sua vida e por vezes consciente ou inconscientemente tentarem sabotar seus treinos. Por incrível que pareça isso pode gerar muitos conflitos, inclusive ciúmes. Esse sentimento vem associado à percepção de que nem todo seu desejo e disponibilidade estão direcionados a ele. Isso muitas vezes pode ser racionalmente compreensível, mas quando se trata de sentimentos, a razão nem sempre tem vez… Por isso tente inclui-los. Divida seus planos e metas, chame-o para te acompanhar nos treinos de final de semana, mesmo que seja de bike ao seu lado. Marque de tomar um café da manhã gostoso depois do treino. Tente organizar para a família ir ao parque enquanto você corre. Eles podem se divertir enquanto você faz seu treino tranquilamente. Negocie trocas com seu companheiro ou companheira, se mostre disponível também.
Quanto mais isolado da dinâmica familiar se tornarem seus treinos, mais chances de ter problemas. Portanto comunique-se, conversem mais, pois o sucesso desta parceria depende fundamentalmente da boa comunicação entre as pessoas envolvidas.
E quando terminar e voltar para casa, busque energia para estar com eles. Nada de cair morto no sofá. Puxado né?! Mas também muito bom e extremamente gratificante quando se pode contemplar suas vontades e correr atrás dos seus objetivos.
Não se esqueçam de contar com uma boa equipe de apoio. Fundamental para o sucesso de uma vida ativa e saudável. Afinal queremos vida longa no esporte, não?
Por Dra. Fernanda Vilela – Psicóloga
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,