Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

UOL SportBuzz: Uma Substituta Caseira ao Gel de Carboidrato

por Roberta Palma (com participação da nutricionista Carolina Damy)

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato?

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato? Convidamos a nutricionista Carolina Damy Ribeiro, da Care Club, para nos indicar uma receita fácil de fazer e que pudesse servir como substituto natural ao gel e ela nos ensinou uma barrinha de cereal prática e bem saborosa.

“Essa versão caseira e vegana é simples e super nutritiva e uma opção perfeita para ser consumida durante provas e treinos longos”, explica a nutricionista. Uma porção, além de possuir a mesma quantidade de carboidrato que um gel, contribui para a reposição de eletrólitos, que perdemos significante durante exercícios de longa duração. “Com ela, temos a reposição de potássio, presente na banana, do magnésio através da semente de girassol, e do sódio pelo sal. É importante reforçar que o consumo de carboidratos, durante treinos e competições, deve ser sempre acompanhado de uma hidratação adequada”, ensina Carolina.

RECEITA

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos
– 1/4 de xícara de chá de banana passa picadinha
– 1/4 de xícara de chá de amêndoa com sal picadinha
– 1/4 de xícara de chá de semente de girassol
– 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
– 1/4 de xícara de chá de melado
– 100 ml de leite vegetal (de aveia)
– 1/4 de xícara de chá de água (ou menos)
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de sobremesa de cacau em pó
– Pitada de sal

Modo de fazer:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Coloque e espalhe essa massa em uma forma untada, e leve ao forno pré-aquecido (180•) por 30 minutos. Retire do forno, marque o tamanho das barrinhas que desejar e espere esfriar totalmente para cortá-las. Embrulhe em papel alumínio ou plástico e armazene em local fechado por até 7 dias. Rende aproximadamente 12 unidades. Receita vegana. 

Porção: 1 barrinha de 48 g – 135 kcal / 24 g carboidrato

Veja mais no vídeo abaixo:

DRA. CAROLINA DAMY
É Nutricionista na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

alimentação

Guia de Nutrição para Praticante de Vôlei

Alimentar-se bem é fundamental para um bom rendimento nos treinos e nas competições. Por isso, o acompanhamento com um nutricionista é essencial para melhorar a performance física do atleta praticante de vôlei, auxiliando-o na redução do risco de lesões, promovendo uma melhor recuperação muscular, preservando a massa muscular e óssea e mantendo a composição corporal ideal…

SAIBA MAIS »
alimentação

Red-s: a Síndrome da Deficiência Energética

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas talvez ainda não tenha uma compreensão clara do que seja. Estamos falando da Síndrome da Deficiência Energética (RED) – um fenômeno que merece nossa atenção, principalmente no contexto esportivo.

SAIBA MAIS »