Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

UOL SportBuzz: Uma Substituta Caseira ao Gel de Carboidrato

por Roberta Palma (com participação da nutricionista Carolina Damy)

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato?

Que tal um “suplemento” que você mesmo pode fazer, com ingredientes naturais e saudáveis, que equivale a um sachê de gel de carboidrato? Convidamos a nutricionista Carolina Damy Ribeiro, da Care Club, para nos indicar uma receita fácil de fazer e que pudesse servir como substituto natural ao gel e ela nos ensinou uma barrinha de cereal prática e bem saborosa.

“Essa versão caseira e vegana é simples e super nutritiva e uma opção perfeita para ser consumida durante provas e treinos longos”, explica a nutricionista. Uma porção, além de possuir a mesma quantidade de carboidrato que um gel, contribui para a reposição de eletrólitos, que perdemos significante durante exercícios de longa duração. “Com ela, temos a reposição de potássio, presente na banana, do magnésio através da semente de girassol, e do sódio pelo sal. É importante reforçar que o consumo de carboidratos, durante treinos e competições, deve ser sempre acompanhado de uma hidratação adequada”, ensina Carolina.

RECEITA

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos
– 1/4 de xícara de chá de banana passa picadinha
– 1/4 de xícara de chá de amêndoa com sal picadinha
– 1/4 de xícara de chá de semente de girassol
– 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
– 1/4 de xícara de chá de melado
– 100 ml de leite vegetal (de aveia)
– 1/4 de xícara de chá de água (ou menos)
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 colher de sobremesa de cacau em pó
– Pitada de sal

Modo de fazer:

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Coloque e espalhe essa massa em uma forma untada, e leve ao forno pré-aquecido (180•) por 30 minutos. Retire do forno, marque o tamanho das barrinhas que desejar e espere esfriar totalmente para cortá-las. Embrulhe em papel alumínio ou plástico e armazene em local fechado por até 7 dias. Rende aproximadamente 12 unidades. Receita vegana. 

Porção: 1 barrinha de 48 g – 135 kcal / 24 g carboidrato

Veja mais no vídeo abaixo:

DRA. CAROLINA DAMY
É Nutricionista na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

alimentação

A Importância de um Intestino Saudável para os Atletas de Endurance

Atletas de endurance, como triatletas e maratonistas, dependem de uma ingestão adequada de carboidratos para sustentar longos períodos de exercícios intensos. A capacidade de digerir, absorver e metabolizar esses carboidratos de maneira eficiente é fundamental para a otimização do desempenho atlético. Um intestino saudável é, portanto, essencial para suportar a alta carga de carboidratos necessária para esses atletas. É aí que entra a modulação intestinal…

SAIBA MAIS »