Ultramaratona: O Que é e Como se Preparar
É muito comum ouvirmos os corredores comentando das provas de final de semana! Normalmente ouvimos que correram as distâncias de 5km, 10km ou até mesmo uma meia maratona ou maratona.
Mas o que então seria uma ultramaratona? Quais distâncias? Como se preparar? Seria loucura levar o corpo ao limite de correr distâncias tão longas? Pois bem, vamos conhecer mais sobre essa modalidade ainda pouco difundida por aqui.

A Maratona consiste em percorrer 42,195 metros, logo uma ultramaratona ultrapassa essa quilometragem, sendo que existem alguns modelos mais tradicionais que podemos citar por aqui.
Quais são eles:
- Provas NONSTOP
- Brazil 135 milhas
- UMCC 135 milhas
- UAI 235 km
São provas que passam por estradas de terra que cortam lindos cenários montanhosos no Brasil, com um tempo limite pré-estabelecido (normalmente entre 48hrs – 60hrs no máximo).
- Ultratrail
- La Mision Brasil
- UTMB Paraty
- Indomit Pedra do Bau
- KTR Serra da Canastra
São provas de ultramaratona que mesclam estradas de terra com trechos técnicos de subidas e descidas em montanhas.
- Provas em Praias
- Ultra BM 75 km
- Double Marathon 84 km
- TTT 84 Km
Provas que de um modo geral passam por praias do litoral brasileiro.
- Provas de 6hrs, 12hrs, 24hrs e 100km
Provas que podem ser realizadas em pista de atletismo ou em percursos controlados.
Agora que já apresentamos algumas das principais provas, falaremos da preparação. Apesar de parecer loucura percorrer essas grandes distâncias, quando fazemos com a atenção de uma equipe multidisciplinar, podemos alcançar grandes resultados e com muita segurança.
O processo de preparo:
- Médico do Esporte
- Check Up
- Nutrição
- Preparação Física
- Prevenção com sessões de recovery e/ou exercícios para reequilíbrio muscular ou adequação do movimento.
Esses são os passos que somados a periodização da corrida tornam o processo de preparação para uma Ultramaratona saudável e de alta qualidade.
Quando falamos do desafio de correr, não podemos nos atentar apenas na corrida e sim na equipe que ao nosso redor pode nos proporcionar melhores resultados.
Não é só correr!
ARTIGOS RELACIONADOS

Como Retornar aos Exercícios Físicos de Maneira Segura após uma Cirurgia de Joelho?
Se você já passou por cirurgia no joelho e vai voltar a fazer atividades físicas ou seus esportes de antes, precisa seguir alguns critérios de segurança para não correr risco de se lesionar de novo com o mesmo tecido ou então de passar por novas condições lesivas.

Fisioterapia pós Cirurgia de Artoplastia de Quadril
Existem 2 formas de cirurgia de artroplastia do quadril: “total” e “parcial”. Na total ocorre a substituição da cabeça do fêmur e do acetábulo por implantes feitos de metal, polietileno ou cerâmica. Já na forma parcial, somente a cabeça do fêmur é substituída, preservando o acetábulo original do paciente.

Tratamentos Inovadores para Artrose de Quadril
A artrose do quadril tem como característica principal o desgaste da cartilagem que reveste a articulação, ocasionando atrito ósseo, gerando inflamação das estruturas locais causando dor e limitação de movimentos.