Para render mais no esporte e viver mais, é preciso cuidar do coração desde já. Confira a seguir as dicas do médico cardiologista da CareClub Diego Peniche para um coração mais saudável e forte:
- COMA BEM: De modo geral isso quer dizer investir em alimentos integrais, frutas, legumes e gorduras boas.
ALIADOS
– Peixes gordos como atum, salmão e sardinha. Eles trazem alto teor de ômega 3, uma gordura boa que ajuda na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos.
– Tomate. É rico em licopeno, um antioxidante que atua na limpeza e diminuição da inflamação em vasos sanguíneos, assim como o alho.
– Azeite e oleaginosas (castanha do Pará, nozes, amêndoas). Elas ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL).
– Fibras. Ajudam no bom funcionamento do intestino, promovendo menor absorção de gorduras totais e aumento da saciedade durante as refeições.
VILÕES
– Alimentos ricos em gordura saturada (como manteiga, bacon, carnes gordas, leite integral) que promovem aumento do colesterol total principalmente às custas de LDL, promovendo assim o depósito de gordura nas artérias.
– Produtos com gordura trans (ou vegetal hidrogenada), que aumenta o colesterol ruim e reduz o bom. Exemplos: sorvete de massa, bolachas recheadas, salgadinhos.
– Sódio. Presente no sal de cozinha e, em grande quantidade, nos alimentos embutidos e enlatados. Em excesso, acelera o processo de aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias).
- PRATIQUE EXERCÍCIOS: Estudos demonstram que o sedentarismo aumenta a prevalência de doenças cardiovasculares como infarto e AVC. “O simples fato de manter uma vida mais ativa como ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, andar menos de elevador, subir e descer escadas, já ajuda no controle de fatores de risco como obesidade, hipertensão arterial, diabetes entre outros”, afirma Diego.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) preconizam 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade, como, por exemplo, caminhadas rápidas, corridas, ciclismo, natação entre outros. Você pode praticar 30 minutos por dia 5 vezes na semana ou 50 minutos por dia, três vezes por semana.
- INVISTA EM HÁBITOS SAUDÁVEIS: Além da alimentação balanceada e da prática regular de exercícios, não fumar e evitar o estresse excessivo são medidas importantes para manter o coração sempre em forma.