
Sugestões e Dicas de Pré e Pós-Treino
Muitas vezes faltam ideias do que preparar para estes momentos, pensando nisso nossas nutricionistas prepararam abaixo algumas sugestões simples e rápidas para pré e pós-treino.
O futebol é o esporte mais praticado no Brasil. Há quem mostre, já em idades precoces, um talento inato com a bola – mas estes casos são exceção. Para a maioria das pessoas, é preciso treino. Muito treino. “E um bom programa de treinamento, tanto para atletas profissionais quanto amadores, inclui um contínuo desenvolvimento das habilidades motoras e preparação física específica”, explica Luigi Marino, coordenador técnico da área de treinamento da CareClub.
A preparação física para o futebol evoluiu muito nas últimas duas décadas, o que tem tornado o esporte cada vez mais competitivo. A alta intensidade das jogadas e as ações velozes durante uma partida exigem que os jogadores demonstrem diferentes qualidades de força: força, potência, velocidade, resistência, mobilidade e estabilidade.
Um programa de preparação física específico para a prática do futebol proporciona duas vantagens importantes:
1) Aumento do potencial físico do atleta para ele demonstrar as suas habilidades durante toda a partida, mesmo quando a fadiga começa a aparecer;
2) Diminuição dos riscos de lesão, principalmente para as musculares e de tendões.
Durante uma partida, um jogador de futebol pode realizar até 600 mudanças de direção e por volta de 100 saltos. Essas ações exigem muito dos músculos e articulações, principalmente quando o atleta está fadigado. E ele gasta apenas 3 a 6% dos 90 minutos de uma partida com a bola no pé, o que torna as movimentações sem a bola muito importantes para o seu desempenho na partida.
Na Care Club, desenvolvemos um sistema de treino direcionado ao futebol e que é utilizado com jogadores profissionais e praticantes amadores. Iniciamos o programa com uma avaliação física completa, que aponta desde a qualidade de movimento até qualidades biomotoras como força, potência e velocidade. Com esses dados em mãos, iniciamos a montagem de um programa de treinamento individualizado e, junto com o cliente, determinamos o número de sessões semanais.
As sessões de treino incluem:
Educativos de deslocamentos lineares;
Educativos de deslocamentos multidirecionais;
Treino de sistemas energéticos para melhora da resistência muscular localizada e resistência cardiovascular;
Desenvolvimento da potência muscular com o treinamento de força;
Mobilidade e estabilidade muscular e articular.
Vale ressaltar que o foco em cada uma das atividades depende das necessidades individuais do cliente, e que nosso objetivo principal é fazer com que o treinamento possa aumentar o desempenho atlético e gerar o máximo de transferência para o futebol.
Muitas vezes faltam ideias do que preparar para estes momentos, pensando nisso nossas nutricionistas prepararam abaixo algumas sugestões simples e rápidas para pré e pós-treino.
Calorimetria é um método não invasivo que determina a sua a taxa metabólica de repouso, ou seja e possibilita classificar o metabolismo em: lento, normal ou rápido…
A nutrição desempenha um papel fundamental na estética, proporcionando benefícios que vão além da aparência física. Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para promover uma pele radiante, cabelos brilhantes, unhas fortes e uma composição corporal adequada. Ao adotar hábitos alimentares adequados, é possível alcançar uma estética desejada, ao mesmo tempo em que se promove a saúde e o bem-estar como um todo.