Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Tratamentos Inovadores para Artrose de Quadril

por Dr. Bruno Rudelli (médico ortopedista)

A artrose do quadril ganhou os holofotes nessas últimas semanas após o atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, passar por 2 procedimentos para atenuar fortes dores do quadril. Milhares de pacientes sofrem com sintomas de artrose e decorrente do fenômeno de envelhecimento populacional, existe uma perspectiva que esses números devem subir exponencialmente na próxima década. Mas ao final, o que é a artrose do quadril e quais os possíveis tratamentos para essa doença?

A artrose nada mais é do que um processo degenerativo que acomete a cartilagem articular e que leva progressivamente a alterações adaptativas locais.

PORQUE ACONTECE?
Esse processo de degeneração pode ocorrer pelo simples envelhecimento dos tecidos ou ser acelerada por alterações anatômicas do próprio paciente ou por sequela de outras doenças que acometem a articulação do quadril (como a osteonecrose da cabeça femoral, displasia do desenvolvimento do quadril ou impacto femoroacetabular). 

SINTOMAS
Os sintomas típicos da artrose do quadril são dor e perda progressiva da amplitude de movimento dessa articulação. Normalmente a progressão é lenta e com períodos de flutuação (piora e melhora dos sintomas ao longo do tempo).

No início as dores aparecem após alguma atividade de mais alta demanda, nos primeiros passos após ficar muito tempo sem se movimentar e cria algumas dificuldades como entrar e sair do carro, por exemplo.

Com a evolução da artrose o paciente começa a apresentar os sintomas de forma mais constante e intensa, podendo acometer a qualidade de vida de forma significativa (por exemplo dificultando o paciente de acessar o pé para vestir uma meia ou amarrar o sapato e dificultar a deambulação, muitas vezes necessitando de auxílio na marcha).

TRATAMENTO DA ARTROSE DE QUADRIL
O tratamento inicial é sempre conservador. O paciente é esclarecido a respeito do diagnóstico, realiza-se fisioterapia motora para fortalecimento da musculatura ao redor do quadril, o paciente é orientado a evitar movimentos que podem agravar o quadro, medicações analgésicas podem ser utilizadas pontualmente para amenizar picos de dor e desconforto.

Existe muita discussão na literatura e no meio médico sobre o uso dos condroprotetores (que são as medicações que visam proteger a cartilagem da progressão da doença, como é o caso da diacereína, condroitina e glicosamina) sendo que na prática clínica cada profissional opta por utilizar ou não essas medicações baseados na sua experiência e conversa com o paciente. 

Nos casos em que o tratamento inicial não está sendo efetivo e o paciente perde qualidade de vida pela progressão da artrose do quadril, está indicado a cirurgia de substituição articular, também chamada de prótese total de quadril ou artroplastia total do quadril. Este procedimento é extremamente efetivo na resolução dos sintomas de dor e limitação da amplitude de movimento, e atualmente é realizado com bastante precisão e baixo risco de complicações. Todavia, por ser um procedimento invasivo, deve ser avaliado individualmente o risco cirúrgico e ter uma conversa extensa com o médico assistente para definir risco/benefício. 

Em casos intermediários, aqueles que não estão controlados com as medidas iniciais, mas que ainda não chegaram no momento certo para realização da cirurgia de prótese de quadril, pode-se lançar mão de algumas medidas menos invasivas do que a prótese de quadril. Nesse contexto foram realizados os procedimentos de infiltração articular do quadril e crioablação pelo presidente Lula neste último mês. 

A infiltração articular do quadril nada mais é do que aplicação de medicamentos através de uma agulha diretamente na articulação. Existem algumas substâncias que podem ser infiltradas, como anestésicos, corticóides e ácido hialurônico.

Os anestésicos têm a função de aliviar desconfortos no período ao redor do procedimento, mas não tem duração maior do que 24 horas. Por serem bastante efetivos, podem ser utilizados também como prova diagnóstica (nos casos que existe dúvida se a dor é realmente articular do quadril). Os corticóides podem auxiliar a diminuir o processo inflamatório articular que normalmente exista na artrose, porém existe alguma controvérsia do seu real benefício pois existe dados que demonstram que altas doses podem ser tóxicas às células de cartilagem podendo ter um efeito deletéria a longo prazo. O ácido hialurônico é uma substância altamente viscosa que funciona como se fosse um lubrificante natural da articulação, diminuindo o atrito e otimizando a biomecânica da articulação. 

A crioablação para o tratamento da artrose do quadril é parte do grupo de procedimentos que tem como objetivo alterar a condução dos nervos que promovem sensibilidade na região. A idéia do procedimento é provocar uma pequena lesão das fibras nervosas que transmitem a informação de dor da articulação para o cérebro. Isso é feito através de uma agulha que é especificamente posicionada perto da porção do nervo responsável pela sensibilidade. Nesse momento é utilizado métodos que ou diminuem a temperatura local (crioablação) ou que aumentam a temperatura local (chamado radioablação), levando a alteração de condução do nervo. 

É importante ressaltar que tanto o procedimento de infiltração quanto os procedimentos de ablação nervosa são medidas paliativas para melhora transitória dos sintomas de dor (a melhora pode varias de semanas até vários meses a depender de cada caso), mas não influencia na evolução natural da artrose

Para mais informações, procure seu médico ortopedista.

DR. BRUNO RUDELLI
É Médico Ortopedista especialista em quadril na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS