As irmãs Ana Carolina e Ana Paula Ruiz resolveram lançar o projeto Elas no Triathlon com o melhor exemplo possível: participando do Ironman 70.3, em Florianópolis, no domingo (28). O portal Elas no Triathlon será dedicado a, além de publicar notícias, acompanhar diferentes mulheres na busca por superação no esporte. E as primeiras personagens são as mentoras da ideia.
A decisão de lançar o projeto junto com a prova, estreia das duas irmãs no Meio Iron, aconteceu em novembro. De lá para cá, registraram todos os detalhes de suas rotinas de treinos e conquistas – elas participaram de provas como o Triday Series Riacho Grande, o Troféu Brasil de Triathlon, a Meia Maratona de Paris e a Maratona do Rio de Janeiro, entre outras. Parte deste material foi compartilhado no Instagram @elasnotriathlon, outra estará no portal (www.elasnotriathlon.com.br) que deve entrar no ar até meados de maio.
A conquista do domingo em Florianópolis foi um marco importante para Ana Carolina e Ana Paula. “O dia amanheceu lindo e fiquei feliz de ver que o mar estava mais calmo que no dia anterior”, diz Ana Carolina. “Na bike começou a garoar, o que sempre torna o percurso mais perigoso, por conta do piso escorregadio, mas fomos bem. Caiu uma garoa fina o tempo inteiro, mas nos deu para apreciar a paisagem.”
Ana Carolina tem um pouco mais de dificuldade que Ana Paula na corrida, então as coisas começaram a apertar para ela a partir dali. “Logo no início, senti que meu tornozelo não estava 100%. Manquei em alguns momentos, andei um pouco e pensei em desistir. Mas sabia que não podia fazer isso depois de tanto empenho, meu e da minha irmã. Fora o projeto que estávamos ali para lançar. Lembrei dos treinos, das tantas vezes que acordei cedo, fui dormir cedo, dos cuidados com a alimentação… E segui forte até o final.”
As duas irmãs se cruzaram algumas vezes durante a prova, o que ajudou bastante, com uma sempre incentivando a outra. Ana Paula chorou já na linha de chegada, e Ana Carolina só desabou quando chegou ao quarto onde ficou hospedada. “Foi maravilhoso”, ela diz, pontuando a importância que a Care Club, patrocinadora do Elas no Triathlon, teve ao longo de todo o treinamento. “A equipe da clínica foi fundamental. O Paulo (Puccinelli, médico do esporte) nos acompanhou com orientações preciosas, a Flavia (Delaroli, nutricionista) cuidou da nossa dieta e fizemos o recovery, que eu achei fantástico.”
Animada com o resultado, Ana Carolina quer mais: “Que seja o primeiro de muitos Irons, quem sabe até um full, no futuro. O esporte tem o poder de transformar vidas. Somos prova disso. ”