
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
O joelho de um corredor é uma das suas joias mais preciosas precisa de toda atenção e muito cuidado, mas quando isso não ocorre existe o grande risco de ser afetado por alguma lesão.
Um erro comum do corredor é não dar a devida importância ao fortalecimento muscular ou adiantar etapas nos treinamentos com excesso de volume, o que favorece o surgimento de uma das maiores vilãs dos corredores: Síndrome do atrito da banda iliotibial.
“O trato iliotibial é uma faixa de fáscia na lateral do joelho, estendendo-se da parte externa da pélvis, por sobre o quadril e joelho, encaixando-se logo baixo do joelho. Esta faixa desempenha um papel crucial em estabilizar o joelho durante a corrida, a medida que ele se move abaixo do fêmur. A contínua fricção do trato iliotibial sobre o epicôndilo femoral, combinada com a repetida flexão e extensão do joelho durante a corrida, pode provocar uma inflamação na região” explica, Renan Malvestio, coordenador de fisioterapeuta da CareClub, especialista em biomecânica da corrida.
Segundo o ortopedista Dr. Pedro Pontin, especialista em joelhos da CareClub “os sintomas associados à síndrome do trato iliotibial variam desde uma queimação logo acima da articulação do joelho, até mesmo o inchaço do tecido na região onde a faixa se move por sobre o fêmur”.
Tais sintomas são sentidos na parte externa do joelho ou por toda a extensão do trato iliotibial. A dor muitas vezes não aparece durante a atividade física, se intensificando ao longo do tempo.
A CareClub possui uma equipe integrada formada por ortopedistas, fisioterapeutas e reeducadores funcionais, para cuidar daqueles corredores que sentem um incômodo após sua corrida, para os que querem melhorar sua técnica para evitar lesões desse tipo, ou mesmo para aqueles que não estão conseguindo correr impossibilitados pela dor. Para esses recomendamos consultar um de nossos especialistas.
O tratamento pode ser simples, começando por técnicas de analgesia local da inflamação, mas principalmente nas causas do problema que pode ser a falta de fortalecimento correto, o uso de um calçado não apropriado ou mesmo um excesso de volume no treinamento.
Recomendamos que todos os corredores regulares não deixem de lado o fortalecimento dos membros inferiores e a região do CORE responsável também pela sustentação do corpo no movimento da corrida. Não dispensem a prática do alongamento que é muito importante para a liberação da fáscia.
Desta forma conseguiremos não avaliar tratá-lo, mas recomendar o melhor tratamento para trazer de volta o prazer de correr sem dor.
Boa corrida!
por Equipe Médica da CareClub
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,