No dia 31 de dezembro, a educadora física Anabel Consul, de Balneário Camboriú, terá comemoração dupla em família. Ela, o marido e o filho mais velho, Gabriel, de 21 anos, decidiram se inscrever na mais famosa prova de rua do país, a São Silvestre, para celebrar, ao mesmo tempo, o ano que termina e o que começa. “Foi por causa deles que eu comecei a treinar, há dois anos. Até então, eu corria 300 metros e já me sentia cansada, então achava que a corrida não era para mim”, ela conta. “Isto mudou quando os dois me convidaram para levar o esporte mais a sério. Com os treinos, avancei nas distâncias e peguei gosto.”
No fim do ano passado, Anabel teve a ideia de retribuir a mudança que os dois promoveram em sua vida, e propôs o desafio de juntos correrem a São Silvestre. Assim que decidiram se inscrever, ela foi a São Paulo e se consultou com a nutricionista Júlia Vasconcellos, da Care Club Itaim. “Queria chegar à prova na minha melhor forma, então busquei o acompanhamento de uma especialista. A Júlia redefiniu meu plano alimentar e, além de perder três quilos, passei a me sentir mais disposta.”
As planilhas também ganharam como foco principal a São Silvestre. “Até então eu só havia corrido provas de 10km, esta será a minha estreia nos 15km”, diz Anabel, que está animada para passar a virada do ano em São Paulo, principalmente com a família. “Meu filho treinou menos, por causa dos estudos e provas de fim de ano, mas nem assim desistiu de participar. Já eu tenho como meta conseguir fazer todo o percurso sem parar ou precisar andar. Quero terminar bem.”
A São Silvestre comemora em 2019 sua 95ª edição e terá mais de 30 mil participantes percorrendo o trajeto de 15km, pelas ruas de São Paulo, na manhã do dia 31 de dezembro.