
NATAÇÃO: O QUE É IMPORTANTE NA FASE DE PREPARAÇÃO (E TRIATLETAS NÃO FAZEM)
NATAÇÃO: O QUE É IMPORTANTE NA FASE DE PREPARAÇÃO (E TRIATLETAS NÃO FAZEM) O triathlon é uma prova com característica predominantemente aeróbia. Dessa forma fica
“Quem não nada não compete e quem não corre não ganha.” A frase, famosa entre atletas profissionais de triathlon, fez Bia Neres, líder do ranking feminino do esporte no Brasil, decidir buscar o treinador Wanderley Santos, no SwimCare da Care Club, para aprimorar sua técnica na natação. “Meu principal objetivo nos próximos meses é conseguir a classificação para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, e eu sei que a natação é a modalidade em que tenho mais dificuldade. Força eu tenho, mas precisava melhorar a técnica”, conta a atleta, que começou os treinos na CareClub no início deste ano, aliados ao acompanhamento do médico do esporte Gustavo Magliocca e à massagem desportiva com a fisioterapeuta Bianca Professiori, no SpaCare.
Segundo Bia, no triathlon a natação é o diferencial para quem busca a classificação para competições. E a corrida, como diz a frase, é o determinante no dia da prova. “A partir de maio as provas da ITU (International Triathlon Union) começam a ranquear para as Olimpíadas. Meu objetivo é sair bem da água, entre as primeiras, porque então começo o pedal junto com as demais competidoras”, explica a atleta, que treina natação todos os dias pela manhã e uma vez por semana, à tarde, se dedica ao treino técnico na Care Club.
Wanderley Santos explica que o treinamento de Bia foi montado sobre três diferentes pilares. “Primeiro fizemos uma avaliação biomecânica do nado dela”, ele diz. Durante uma hora, Bia nadou sendo filmada em 360°, com uma tecnologia usada na Endless Pool do SwimCare, uma piscina infinita equipada com um motor de 7.5 hp que gera uma corrente não turbulenta e forte suficiente para os treinamentos que Bia precisa. O local também é equipado com um espelho no fundo, para o atleta conseguir enxergar e ter consciência de seus movimentos, para poder corrigi-los. Após esta primeira análise, Wanderley traçou os seguintes treinos para Bia:
O calendário de provas será intenso, com cerca de uma prova por mês até a classificação, e Bia está confiante. “Tem sido um trabalho muito importante”, diz a atleta. Wanderley concorda: “Sem dúvida veremos uma Bia Neres mais regular e competitiva também na água”.
NATAÇÃO: O QUE É IMPORTANTE NA FASE DE PREPARAÇÃO (E TRIATLETAS NÃO FAZEM) O triathlon é uma prova com característica predominantemente aeróbia. Dessa forma fica
AVALIAR BIOMECÂNICA CORRIGE ERROS NA NATAÇÃO Avaliar a maneira como você movimenta os braços, o tronco e as pernas durante o nado e, a partir