Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Retorno aos Treinos de Corrida pós lesão

por Marcela Rocha, fisioterapeuta

Os treinos de corrida, de forma genérica, utilizam dois fatores de variação, o ritmo (intensidade) e o tempo de duração (volume).

Ao retornar aos treinos de corrida após a recuperação de uma lesão, é fundamental o controle do volume, iniciando por um treino de pequena duração e ir progredindo gradualmente ao longo das semanas seguintes. O volume é o principal fator a ser controlado, pois, na maioria das vezes, a repetição excessiva de um movimento errado é a causa das lesões. Volumes mais baixos expões menos o corpo ao risco.

Já em relação a intensidade, deve-se manter sempre um ritmo confortável, evitando velocidades muito mais baixas do que o habitual. Às vezes, ritmos mais lentos podem até ser mais prejudiciais pois podem alterar a forma de correr negativamente. Não se deve retornar realizando treinos de tiro intensos, também é necessário um retorno gradual em relação a intensidade.

Uma boa sugestão são os treinos intervalados, no qual é possível impor um ritmo confortável, sem grande fadiga por conta do tempo de recuperação. Com isso, os treinos conseguem ser até um pouco mais longos por ter estímulos intervalados de corrida.
 
 
DRA. MARCELA ROCHA
É Fisioterapeuta especializada em Reeducação Funcional na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP

ARTIGOS RELACIONADOS