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Recovery: A Importância da Recuperação Muscular para Atingir seus Objetivos

por Guilherme Cruvinel Gomes, fisioterapeuta

Todos nós compartilhamos algo em comum: temos sempre algum objetivo em mente. Seja algo relacionado ao seu lado profissional ou pessoal, todos sonhamos com algum objeto ou façanha que nos trará satisfação, felicidade e a sensação de dever cumprido, entretanto, os caminhos para isso são os mais improváveis e individuais.

Quando pensamos no esporte, isso geralmente está relacionado com algum percurso ou prova famosa, mas quando a decisão é tomada, você sabe quais os preparos que deve fazer?

Quando colocamos um objetivo desses em mente, começamos a fazer o planejamento de gastos, periodização do treinamento, algum equipamento que irá precisar, manter bons hábitos e não deixar o desânimo bater no meio do processo, porém, você pensa nos cuidados com o seu corpo? Frequentemente vejo pessoas aparecendo com lesões enquanto treinam para provas grandes, pois em sua rotina não conseguem encaixar um dia para descansar, nem para se cuidar.

Sabemos que a rotina é algo difícil de manejar, mas se abrirmos o olhar um pouco para os processos que acontecem no nosso corpo, podemos tirar algumas conclusões.

Quando você está em uma rotina intensa de treinamento, seu corpo entende que precisa trabalhar mais do que o normal para cumprir com sua tarefa, mas quanto mais fadigado você está, sua mecânica de corrida piora, talvez você faça mais força com uma das pernas durante o pedal, ou até gaste muito mais energia durante a natação. Além de todos esses fatores, sempre necessitará de mais tempo para se recuperar.

Esses exemplos e outros, associados ou não à uma predisposição, podem gerar lesões.

Depois de toda essa explicação, vamos ao ponto que importa: descanso também é parte do treino.

O descanso permite que sua musculatura se recupere (o famoso recovery) e se prepare para aguentar um esforço um pouco maior da próxima vez, pois ele entende que se não aumentar sua capacidade de aguentar a carga do treino, irá se lesionar. Além do próprio descanso, temos técnicas e procedimentos como:

Liberação Miofascial – uma massagem realizada com maior pressão, buscando relaxar a musculatura e outras estruturas associadas, principalmente retirando pontos de pressão e contrações devido ao estresse.

Drenagem Linfática – visa retornar todos os metabólitos que ficam na circulação linfática para a circulação sanguínea, acelerando seu processo de absorção, resultando em uma diminuição do inchaço.

Crioterapia – a aplicação do gelo ou imersão na banheira gelada, após alguns minutos de ação, faz com que os vasos sanguíneos aumentem o calibre, levando mais sangue para todos os tecidos que necessitam de um maior aporte devido às microlesões do exercício, acelerando também o processo de recuperação.

Em resumo, cuide do seu corpo, pois ele quem irá te levar em todos os objetivos que você venha a concluir. Se uma lesão te impede de competir, já sabemos que é seu corpo pedindo para que você se cuide melhor. Para te auxiliar, temos nosso time de Fisioterapia da Care Club à postos para te ajudar com o próprio recovery, além da prevenção e preparo para esse tipo de objetivo!

Saiba mais sobre os serviços de Fisioterapia da Care Club.

DR. GUILHERME CRUVINEL GOMES
É Fisioterapeuta na unidade da Care Club Piracicaba/SP

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