Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Qual a Função dos Braços na Corrida

por Dr. Neto Ribeiro (fisioterapeuta)

Quando falamos da corrida damos muita ênfase as nossas pernas e pés, esquecendo dos braços. Que de fato tem uma importância bem relevante dentro da tarefa de correr.

Então qual é a importância e função dos braços quando corremos?

Os braços têm a função de  equilíbrio do corpo através do contra-balanço, enquanto uma perna empurra o chão para trás o braço do lado contrário faz a oposição do movimento para que haja equilíbrio adequado, tal combinação se repete sem parar nos mantendo devidamente equilibrados.

Esta função deve ser um função automatizada.

 

Mas os braços podem influenciar num movimento não ideal da corrida?

SIM, pode influenciar!

Padrões mais rígidos dos braços, perde a função de contra balanço, e adotamos rotações do tronco, que é um padrão que não queremos. Pois a rotação é uma oscilação não esperada no movimento ideal ou padrões muito solto dando pouco sustenção ao tronco e trazendo oscilações mais uma vez dentro da tarefa.

A ideia é que seus braços sejam uma reposta natural do movimento de oposição das pernas, sem que você tenha que pensar nisso tempo.

DR. NETO RIBEIRO
É Fisioterapeuta na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

cirurgia

Cisto no Joelho: O Que Você Precisa Saber

Os cistos no joelho são uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Eles são pequenos sacos cheios de líquido que podem se formar em diferentes partes da articulação do joelho e podem causar desconforto e limitações no movimento. Neste artigo, vamos explorar o mundo dos cistos no joelho e discutir suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

SAIBA MAIS »
cirurgia

Retorno ao Esporte após Cirurgia do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

A decisão de voltar ao esporte após a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma questão importante e deve ser feita em conjunto com o seu médico e fisioterapeuta. Cada pessoa é única e o tempo de recuperação pode variar, mas aqui listamos alguns sinais de que você pode estar pronto para retornar ao esporte.

SAIBA MAIS »
causas da dor no joelho

Dor no Joelho do Ciclista

A dor no joelho é uma queixa comum entre ciclistas, sendo uma das lesões mais recorrentes nesse esporte. O ciclismo é uma atividade física de baixo impacto e segura, que oferece uma excelente forma de exercício aeróbico e é uma opção popular para muitas pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico. No entanto, a repetição constante dos movimentos de pedalada e a carga constante nos joelhos podem levar ao desenvolvimento de dor e lesões nessa articulação.

SAIBA MAIS »