Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Quais são os Tipos de Açúcar?

por Ingrid Zoppi, nutricionista clínica e esportiva

Açúcar é açúcar e temos que consumir com moderação, isso já sabemos e é bem verdade que quando acrescentamos açúcar em nossas receitas ou no cafézinho, devemos ter cautela, independente da nossa escolha.

O que não quer dizer que os açúcares são todos iguais

Veja quais as diferenças entre as opções de adoçar e faça a melhor escolha:

🌱AÇÚCAR MASCAVO: obtido da secagem do melado da cana, sem uso de aditivos químicos. É a versão sólida mais bruta e que preserva minerais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e fósforo.

🌱 AÇÚCAR DEMERARA: obtido da clarificação (sem aditivos químicos) e centrifugação do caldo de cana. Ainda preserva parte dos nutrientes da cana e não contém resíduos químicos. Por ser mais claro, não afeta sabor e cor das receitas.

🌱 AÇÚCAR CRISTAL: obtido da centrifugação do caldo de cana que é clareado com enxofre e soda cáustica. Perde nutrientes naturais da cana e possui resíduos químicos.

🌱 AÇÚCAR REFINADO: é o famoso açúcar branco, obtido do açúcar cristal dissolvido. Assim como o cristal, é tratado com enxofre e soda cáustica e perde os nutrientes.

🥥 AÇÚCAR DE COCO: vem da palmeira do coco, é bruto e menos processado, como o mascavo.

INGRID ZOPPI
É Nutricionista Clínica e Esportiva na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP

ARTIGOS RELACIONADOS

Esportes

Nutrição em Esportes de Combate

Muitos desportistas, para perder massa corporal, usam diuréticos farmacológicos, saunas, água quente ou treinam em fatos de plástico que conduzem a um aumento da osmolalidade sérica, armazenamento de calor corporal e frequência cardíaca…

SAIBA MAIS »