E verão vem aí e os dias ensolarados são um convite para os treinos ao ar livre. Mas correr debaixo do sol exige alguns cuidados. “A exposição solar sem proteção causa inúmeros danos à pele, como o surgimento de novas manchas e o agravamento das já existentes, queimaduras solares que constituem o maior risco para o surgimento de cânceres de pele, além de acelerar o envelhecimento, com o surgimento de rugas e flacidez”, afirma a dermatologista da Care Club Paula Barreto. Confira a seguir algumas dicas para você ficar apenas com a parte boa dos treinos em dias quentes:
Use filtros solares específicos. No rótulo, deve estar escrito “resistente à água e à transpiração” e o fator de proteção FPS deve ser maior ou igual a 50.
Use roupas apropriadas. Elas devem ser específicas para a prática esportiva, ou seja, fabricadas com tecidos leves e com filtro solar, uma proteção física muito efetiva aos raios ultravioleta.
Capriche nos acessórios. Use uma viseira ou boné (de tecido bem ventilado, porque perdemos calor pela cabeça), óculos escuros de qualidade e até filtro solar nos cabelos.
Experimente o filtro solar via oral. Isso mesmo: existem substâncias que podem ser ingeridas para aumentar a resistência da pele contra o sol. Consulte um dermatologista para saber mais sobre o assunto.
Invista na hidratação. O calor e o esforço físico sob o sol fazem com que transpiremos de forma excessiva, perdendo muita água e sais minerais. Além de nos hidratarmos com muito líquido, devemos também aplicar cremes hidratantes na pele após o banho, para repor água perdida.
Cuide da sua pele. Tirar as roupas e meias molhadas de suor logo após o fim da prática de exercícios é essencial. Permanecer longos períodos com a pele úmida favorece o surgimento de micoses na pele e unhas.
Escolha o melhor horário. Evite correr entre 10h e 15h, momento no qual a concentração de raios ultravioleta na superfície da Terra é muito alta.
Dra. Paula Barreto
Dermatologista da Equipe CareClub