
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
“Pai, eu quero correr minha primeira maratona junto com você.” Quando o empresário Flávio Matta ouviu este pedido do filho, Pedro Henrique, no ano passado, ele logo começou a planejar como fariam para o plano dar certo. O pai já é maratonista experiente, tem 14 maratonas no currículo, então precisaria readequar suas planilhas para conseguir treinar junto com o filho. Foi o que fez.
Além do cuidado com as planilhas, Flávio procurou um médico do esporte para ter certeza de que Pedro Henrique, de 20 anos, estava apto a correr os 42 km. “Ele foi junto comigo à Care Club e passamos pelo Gustavo Magliocca, que tem cuidado de nós dois para a prova”, ele conta. A dupla recorreu também ao acompanhamento do nutricionista esportivo Humberto Nicastro, da Care Club unidade Ibirapuera.
Desde pequeno Pedro Henrique acompanha Flávio nos treinos de corrida. “Ele ia comigo para a USP, nos longões de sábado, e começou a se interessar”, diz o empresário, que acredita que este exemplo que teve dentro de casa foi importante para estimular no filho o interesse pelo esporte. Há algum tempo Pedro Henrique fala dos planos da maratona, mas ainda não tinha idade para isso. “Há dois anos corremos uma meia, que foi muito bacana. Mas sem dúvida a maratona vai ser uma emoção especial.”
Quando definiram que correriam juntos este ano, eles escolheram a Maratona de Chicago. Mas Pedro Henrique acabou de passar na faculdade – vai cursar Economia – e, como as aulas começam no segundo semestre e ele não poderá ficar muitos dias fora, Flávio partiu em busca de uma prova que seja mais perto de São Paulo, onde eles moram. “Vamos correr Curitiba, em novembro, assim ele não perde aulas”, diz o pai, orgulhoso por ver que o bichinho da corrida já picou o menino. “Ele é disciplinado e determinado, faz musculação para correr melhor e cuida da alimentação. Ele cuida até da minha, vira e mexe me pergunta se já tomei meus suplementos.”
Com bom exemplo em casa com relação aos tempos – Flávio já correu a concorrida Maratona de Boston, que exige índice classificatório –, Pedro Henrique comentou que quer correr sua estreia em 3h45. A experiência e prudência do pai, no entanto, falam mais alto. “Já disse que, na primeira, a única meta é terminar bem. O tempo é algo secundário. O que vai contar neste dia é a emoção de corrermos juntos.”
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.