
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Outubro começou, mês escolhido para informação e conscientização sobre os dois tipos de câncer mais comuns nas mulheres: o de mama e o de colo do útero. O que, em princípio, causa estas doenças? É possível evitá-las?
Segundo o médico do esporte Victor Miranda, da Care Club Ibirapuera, um dos grandes aliados na luta contra estes males é a prática regular de atividade física. “Utilize o exercício como um remédio anti-câncer, diariamente. As evidências de sua eficiência são incontestáveis”, diz Victor. “Mulheres fisicamente ativas possuem menor risco de desenvolver câncer de mama. E, para aquelas vítimas da doença, o treino possui a capacidade de inibir o crescimento do tumor, sua progressão e metástases.”
Mas e a questão genética? Será que existe predisposição fisiológica para estes tipos de cânceres? Segundo o médico, todos nós nascemos com uma carga genética predeterminada, sobre a qual não temos poder, herdada de nossos pais. “Mas a grande questão é como esses genes se expressam ao longo da vida. Vários estudos já mostraram que gêmeas idênticas – portanto, com mesma carga genética – podem ter padrões de saúde e doença totalmente diferentes”, explica Victor.
Isso se explica por conta da nossa expressão genética, ou seja, pela maneira como a carga genética é utilizada ao longo de nossas vidas. “A expressão genética sofre influência de vários fatores, um deles a atividade física. Não há dúvidas de que o exercício regular possui uma grande ação sobre nossos genes. Nascemos com nossos genes predeterminados, os bons e os ruins, os de longevidade e os de câncer. O que muda o jogo é saber qual deles você estimulará mais.”
Uma pessoa com hábitos saudáveis estimula mais a expressão de bons genes, que lhe darão uma excelente proteção cardiovascular, contra câncer, obesidade, demência etc. “Já quem não cuida do seu terreno biológico, as chances de os genes ruins se expressarem são maiores, e daí pode surgir algum problema grave de saúde, como um câncer.”
Victor explica que o exercício físico, além de atuar na prevenção, é fundamental também no tratamento do câncer de mama e de colo de útero. “Tanto quanto quimioterapia, radioterapia ou a cirurgia. Os resultados dos estudos deixam claro que uma abordagem não exclui a outra. Nesta batalha, devemos somar todas as forças possíveis, e o exercício é uma ferramenta útil, eficaz, com baixo custo e acessível a todas as mulheres na prevenção e controle do câncer.”
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.