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Os 5 Pilares do Equilíbrio para uma Vida Saudável

por Julia Vasconcellos, Ingrid Zoppi, Viviane NascimentoeNathalia Perez, nutricionistas clínica e esportiva

Ter uma vida saudável envolve vários fatores, individualidades e variáveis, não existe apenas uma forma de ser saudável, mas com certeza você precisa obter um equilíbrio utilizando estes 5 pilares:
 
1. HIDRATAÇÃO

Como está a sua hidratação? Se manter hidratado é essencial para obter o bom funcionamento do seu organismo, porque além da água estar presente em cada célula do seu corpo, ela ainda mantém a temperatura corporal, auxilia na melhor absorção de nutrientes e no funcionamento do intestino.

DICAS: leve sempre uma garrafinha com você para onde você for, coloque um alarme no seu celular ou use algum aplicativo que te lembre de beber água.

 

2. ALIMENTAÇÃO

Não é segredo que uma alimentação equilibrada é uma peça-chave na busca do equilíbrio e bem-estar. Comer “bem” reduz o cansaço e o estresse, regula o sistema imunológico, te dá energia para suas atividades diárias e ainda auxilia na melhora da performance.

DICAS: planeje o que vai comer ao longo da semana. Deixe sua geladeira de forma prática para que você possa consumir comida de verdade.

3. ATIVIDADE FÍSICA

Exercite-se! O exercício físico previne doenças crônicas, fortalece o sistema cardiorrespiratório, controla o peso, melhora o sono e além de tudo isso ainda promove a liberação de hormônios que promovem a sensação de prazer e bem-estar.

DICAS: encontre uma modalidade esportiva que você goste e te de prazer. Treine ao ar livre, encontre uma companhia e mude o estímulo do treino de vez em quando.

 

4. INTESTINO

O intestino é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes, melhorando o sistema imunológico e regulando o seu humor. Para manter o bom funcionamento do intestino, tenha uma alimentação variada, livre de ultraprocessados, rica em vegetais e sempre mantenha o seu consumo de água adequado.

DICAS: mastigue muito bem os alimentos e coma com calma. Escolha sempre matar a fome primeiro com frutas, legumes e verduras e faça no máximo 2 refeições livres na semana. Evite pular refeições e não espere ficar com muita fome para comer.

5. SONO

Como anda o seu sono? Durante o sono acontecem restaurações metabólicas e regulações hormonais essenciais para equilibrar e manter o seu corpo e a mente saudáveis. O sono atua na regulação de humor, consolidação da memória e prevenção no aparecimento de diversas doenças.

DICAS: evite o consumo de álcool e cafeína antes de dormir, além de praticar atividades físicas intensas. Diminua o consumo de líquidos e evite o uso de telas. Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.

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JULIA VASCONCELLOS
É Nutricionista Clínica e Esportiva na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP
INGRID ZOPPI
É Nutricionista Clínica e Esportiva na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP
VIVIANE NASCIMENTO
É Nutricionista na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP
NATHALIA PEREZ
É Nutricionista Clínica e Esportiva na unidade Parque do Povo em São Paulo/SP

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