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Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas

por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club)

Com a chegada dos dias ensolarados e temperaturas elevadas, muitas pessoas se sentem motivadas a se exercitar e praticar esportes ao ar livre. No entanto, o calor intenso pode representar desafios significativos para a prática segura de atividades físicas.

Neste guia, exploraremos os cuidados essenciais que todos os entusiastas do exercício devem considerar ao treinar em dias muito quentes. Desde estratégias para manter-se hidratado até dicas para escolher os horários mais adequados para o treino, descubra como desfrutar dos benefícios do exercício físico enquanto se protege dos efeitos adversos do calor intenso.

1. Evite alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas. O consumo elevado destes alimentos pode aumentar o gasto energético no momento de digestão e assim dificultar a distribuição de energia vital para o controle da temperatura corporal. Priorize o consumo de frutas (de preferência as suculentas), legumes e verduras e o consumo de carnes, como peixe e frango.

2.
Para se manter bem hidratado aumente o consumo de água e sucos naturais. Atente-se ao consumir isotônicos, dê preferência ao uso apenas em treinos que demandam gasto energético elevado.

3.
Evite treinos intensos ou de longa duração, principalmente entre 10:00 às 16:00, período em que o calor se intensifica e a umidade se mantém baixa. Dê prioridade por maiores intervalos de descanso entre os seus treinos.

4. Outra estratégia em dias quentes é se resfriar sempre que possível. Vale molhar-se em um chuveiro, jogar água na nuca, lavar o rosto. Esse resfriamento é importante e colabora com o equilíbrio da temperatura corporal.

5.
Dê preferência em utilizar roupas com tecidos que protejam da exposição ao sol e facilitem a transferência de calor. Se for treinar sem camisa ou de top, use protetor ou filtro adequado para a prática esportiva. Acima de tudo é muito importante conhecer e respeitar o seu organismo.

6.
Diante de desconfortos como dor de cabeça, exaustão precoce, sensação de esforço extenuante, e outros, o ideal é interromper a atividade.


Procure o time de saúde da Care Club para outras dicas!

Lembre-se que para a pratica de esportes e atividades físicas com segurança é fundamental realizar exames de check-up regularmente.

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DOUGLAS FRANÇA
É Enfermeiro responsável pelo núcleo de Gestão da  Saúde na Care Club São Paulo/SP
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