Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas

por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club)

Com a chegada dos dias ensolarados e temperaturas elevadas, muitas pessoas se sentem motivadas a se exercitar e praticar esportes ao ar livre. No entanto, o calor intenso pode representar desafios significativos para a prática segura de atividades físicas.

Neste guia, exploraremos os cuidados essenciais que todos os entusiastas do exercício devem considerar ao treinar em dias muito quentes. Desde estratégias para manter-se hidratado até dicas para escolher os horários mais adequados para o treino, descubra como desfrutar dos benefícios do exercício físico enquanto se protege dos efeitos adversos do calor intenso.

1. Evite alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas. O consumo elevado destes alimentos pode aumentar o gasto energético no momento de digestão e assim dificultar a distribuição de energia vital para o controle da temperatura corporal. Priorize o consumo de frutas (de preferência as suculentas), legumes e verduras e o consumo de carnes, como peixe e frango.

2.
Para se manter bem hidratado aumente o consumo de água e sucos naturais. Atente-se ao consumir isotônicos, dê preferência ao uso apenas em treinos que demandam gasto energético elevado.

3.
Evite treinos intensos ou de longa duração, principalmente entre 10:00 às 16:00, período em que o calor se intensifica e a umidade se mantém baixa. Dê prioridade por maiores intervalos de descanso entre os seus treinos.

4. Outra estratégia em dias quentes é se resfriar sempre que possível. Vale molhar-se em um chuveiro, jogar água na nuca, lavar o rosto. Esse resfriamento é importante e colabora com o equilíbrio da temperatura corporal.

5.
Dê preferência em utilizar roupas com tecidos que protejam da exposição ao sol e facilitem a transferência de calor. Se for treinar sem camisa ou de top, use protetor ou filtro adequado para a prática esportiva. Acima de tudo é muito importante conhecer e respeitar o seu organismo.

6.
Diante de desconfortos como dor de cabeça, exaustão precoce, sensação de esforço extenuante, e outros, o ideal é interromper a atividade.


Procure o time de saúde da Care Club para outras dicas!

Lembre-se que para a pratica de esportes e atividades físicas com segurança é fundamental realizar exames de check-up regularmente.

Você está com seus exames em dia?

Conheça o Check-up Care Club.

DOUGLAS FRANÇA
É Enfermeiro responsável pelo núcleo de Gestão da  Saúde na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

atividade física

Atividade Física é Fundamental para Manter a Qualidade de Vida após os 50 anos

“Os benefícios advindos da prática regular de atividades físicas não se restringem a uma faixa etária específica. Ao contrário, todos podem e devem buscá-los. Mesmo considerando que, de uma maneira geral, quanto mais novo se começa uma atividade, maior a facilidade para executá-la, a manutenção de exercícios regulares é muito mais importante para a obtenção de suas vantagens do que a sua data/idade de início”, destaca o médico do esporte da Care Club, Horácio Cavalcanti.

SAIBA MAIS »
care club

Globo.com: Palmeiras batiza Núcleo de Saúde de Dr. Gustavo Magliocca

A pandemia estava chegando ao Brasil, em março de 2020, quando Gustavo Magliocca, médico do exercício e do esporte, sócio-fundador da Care Club e chefe do departamento médico da Sociedade Esportiva Palmeiras, foi diagnosticado aos 39 anos com câncer no cérebro. Com medo, mas também com muita vontade de viver, Gustavo, carinhosamente conhecido como Doc, hoje com 41 anos, conta como foi trocar o papel de médico pelo de paciente e como tem convivido com o tumor.

SAIBA MAIS »