
Entendendo a Cannabis Medicinal
Dr. Roberto Beck elucida os principais pontos sobre a cannabis medicinal, um tópico de crescente interesse na medicina e na sociedade em geral devido aos seus potenciais benefícios terapêuticos
É redundante dizer que o esporte faz bem à saúde, mas pouca gente sabe da importância que a função nasal tem na fisiologia da respiração, durante a prática da atividade física.
O nariz tem função primordial no controle e qualidade respiratória global. “À medida que o ar é inalado, ele será aquecido, filtrado e umidificado já na cavidade nasal”, explica o otorrinolaringologista Roberto Beck, da Care Club unidade Ibirapuera. “Existem diversas causas de alteração dessa fisiologia que podem prejudicar o rendimento no esporte ou gerar dias de repouso.” Estudos mostram que atletas podem, por exemplo, apresentar uma maior incidência de resfriado que a população geral.
As principais alterações nasais em nosso meio, segundo o médico, estão relacionadas aos diversos tipos de rinite: viral, alérgica, irritativa, induzida pelo exercício, entre outras. A grande repercussão em termos de sintomas está diretamente relacionada à obstrução nasal e às infecções de repetição. Algumas delas mostram esta relação direta com esportes específicos. “Entre nadadores, é muito comum a queixa de espirros e rinorréia (nariz escorrendo) ao contato com o cloro. E estudos nacionais já demonstraram alta prevalência de sintomas nasais em corredores na cidade de São Paulo.”
A avaliação dos sintomas de obstrução nasal, como coriza, espirros, coceira nos olhos e nariz, tosse e pigarro, compreende exame clínico otorrinolaringológico e nasofibrolaringoscopia (uma avaliação endoscópica da cavidade nasal), com o objetivo principal de identificar a origem da obstrução e determinar o tipo de tratamento.
Felizmente, explica Roberto, há inúmeras possibilidades de tratamento clínico e/ou medicamentoso para controle e redução dos sintomas, proteção da via aérea e redução das agudizações, o que para o atleta pode ser sinônimo de dias de estaleiro. “Entre eles antialérgicos e sprays nasais, com bom controle dos sintomas e pouquíssimos efeitos colaterais.” Já nos casos em que há alterações anatômicas, a cirurgia pode ser o melhor tratamento.
Procure sempre um otorrinolaringologista, de preferência especializado em esporte, para avaliação e prescrição do tratamento mais adequado ao seu caso.
Dr. Roberto Beck elucida os principais pontos sobre a cannabis medicinal, um tópico de crescente interesse na medicina e na sociedade em geral devido aos seus potenciais benefícios terapêuticos
Médico otorrinolaringologista da Care Club, Dr. Roberto Beck, explica que a qualidade da respiração está diretamente relacionada a correr bem
VITAT: Ronco – Causas, doenças relacionadas e como tratá-lo O ronco é um distúrbio conhecido pela maioria das pessoas: é um barulho audível causado pela