Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

O Que é o Assoalho Pélvico e Suas Funções no Corpo Humano

por Luiza Andrade, fisioterapeuta pélvica

Muito se fala sobre a importância do cuidado e fortalecimento do abdômen, pernas e braços, mas poucas pessoas lembram de cuidar da saúde do assoalho pélvico. Ele é um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos localizados na região pélvica, e tem diversas funções.

A primeira delas é sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, intestino, útero e próstata). Funciona como uma rede, fechando a cavidade inferior do tronco.

A continência também é uma das funções mais conhecidas, permitindo o controle da eliminação de urina, fezes e gases, impedindo escapes indesejados durante a tosse, espirro, ou até mesmo durante a prática de atividades físicas.

Esses músculos também desempenham um papel importante na sexualidade humana, pois participam da ereção do pênis e do clitóris, além de permitirem a penetração e manterem a sensação vaginal.

Além disso, o assoalho pélvico faz parte do canal de parto e sustenta a cabeça do feto durante a dilatação do colo uterino, além de cumprir todas suas outras funções já mencionadas durante toda a gestação, porém com maior sobrecarga devido ao peso do feto. Por isso devemos cuidar dele durante esse período e também no pós-parto.

Por último, é importante lembrar que é um músculo postural, que trabalha em conjunto com o abdômen, diafragma e multífidos, estabilizando nosso corpo e modulando a pressão intra-abdominal.

LUIZA ANDRADE
É Fisioterapeuta Pélvica na Care Club São Paulo/SP
Conheça também nossos eBooks desenvolvidos pelos profissionais especialistas da Care Club

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição

Menstruação, Atividade Física e Nutrição

Muitas vezes se esquece de considerar a influência do ciclo menstrual nas necessidades nutricionais e no rendimento esportivo das mulheres. Compreender essa conexão e adaptar a dieta de acordo com as diferentes fases do ciclo menstrual pode ser um diferencial significativo para atletas femininas.

SAIBA MAIS »