O escritor Phil Glasgow disse que reabilitação é treinamento na presença de lesão, ou seja, cada vez mais o fisioterapeuta deve ter consigo conceitos do treinamento durante sua prática.
Para uma reabilitação adequada, é fundamental que inúmeras variáveis sejam levadas em conta, como, séries, repetições, tempo de descanso, dentre outras. Além disso, conceitos como controle de carga devem ser levados em conta por um fisioterapeuta.
O exercício físico é o remédio usado pelo fisioterapeuta e como toda medicação é fundamental que a dose seja controlada. Ou seja, se colocarmos uma dose muito alta, podemos colocar nosso paciente em risco, assim como se colocarmos uma dose muito baixa, podemos deixá-lo em um estágio de monotonia onde não evoluiremos. Para que essa carga seja controlada, conceitos como carga interna e carga externa devem fazer parte do vocabulário do fisioterapeuta, sendo constantemente monitoradas pelo profissional.
Por fim, o profissional mais habilitado para utilizar esses conceitos durante o processo de reabilitação de alguma lesão é o fisioterapeuta esportivo, ele vai saber como manejar da melhor maneira e abordar todos esses conceitos no processo, visando sempre o retorno ao esporte e a volta à prática esportiva.