Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

O que é e para que serve a Fisioterapia Esportiva

por Dr. Vinícius Capaverde, fisioterapeuta

O escritor Phil Glasgow disse que reabilitação é treinamento na presença de lesão, ou seja, cada vez mais o fisioterapeuta deve ter consigo conceitos do treinamento durante sua prática.

Para uma reabilitação adequada, é fundamental que inúmeras variáveis sejam levadas em conta, como, séries, repetições, tempo de descanso, dentre outras. Além disso, conceitos como controle de carga devem ser levados em conta por um fisioterapeuta.

O exercício físico é o remédio usado pelo fisioterapeuta e como toda medicação é fundamental que a dose seja controlada. Ou seja, se colocarmos uma dose muito alta, podemos colocar nosso paciente em risco, assim como se colocarmos uma dose muito baixa, podemos deixá-lo em um estágio de monotonia onde não evoluiremos. Para que essa carga seja controlada, conceitos como carga interna e carga externa devem fazer parte do vocabulário do fisioterapeuta, sendo constantemente monitoradas pelo profissional.

Por fim, o profissional mais habilitado para utilizar esses conceitos durante o processo de reabilitação de alguma lesão é o fisioterapeuta esportivo, ele vai saber como manejar da melhor maneira e abordar todos esses conceitos no processo, visando sempre o retorno ao esporte e a volta à prática esportiva.

DR. VINÍCIUS CAPAVERDE
É Fisioterapeuta na unidade da Care Club Porto Alegre/RS

ARTIGOS RELACIONADOS

Fisioterapia

Existe um Limite do Desempenho no Esporte?

Muitos acreditam que é na fadiga e no cansaço onde podemos identificar o limite, mas é aí que está a graça da conversa, já que eles nos ajudam sim a identificar o momento, mas a precisão desses indicadores pode ser mais ou menos correta, dependendo da pessoa, circunstância e contexto da prática esportiva.

SAIBA MAIS »
Fisioterapia

Nem sempre o fortalecimento será a solução das lesões nas corridas

Nem sempre o fortalecimento será a solução das lesões nas corridas. Recebo muitos corredores com microlesões, àquelas relacionadas a sobrecargas de treinamento e até mesmo de repetições de desvios posturais. A história natural desses corredores é procurar por ajuda profissional, que por muitas vezes orientam alongar, fortalecer e usar algum medicamento.

SAIBA MAIS »
Fisioterapia

Fascite plantar em corredores

Sabe aquela dor na sola do pé? Aquela que é pior ao levantar pela manhã, mas que também pode aparecer durante a corrida e estragar o seu treino ou no pós treino que te faz lembrar dela por um bom tempo? Pois é, é a fascite plantar! Ela é o processo inflamatório do tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico conhecido como fáscia plantar, que se localiza do calcâneo até os dedos do pé. A mesma tem a função de manter a curvatura do arco plantar auxiliando na distribuição das cargas da corrida no pé.

SAIBA MAIS »