
Perder Urina Durante a Prática Esportiva Não é Normal
Perder urina durante qualquer prática esportiva não é normal, nem mesmo em pequenas quantidades ou durante atividades de alto impacto. Esse sintoma é muito comum em mulheres fisicamente ativas.
por Luiza Andrade, fisioterapeuta pélvica
A diástase é o afastamento dos músculos retos abdominais. É mais comumente observada em mulheres após a gestação, pacientes obesos, bem como pacientes que tiveram cirurgia abdominal prévia e indivíduos que praticam exercícios de alto impacto.
No caso da mulher grávida, esses músculos se afastam para dar espaço ao bebê, e quando a distância entre eles é de até 3cm a diástase é considerada fisiológica, existindo possibilidade de retorno espontâneo sem prejuízo funcional ou estético.
A diástase pode estar associada a:
Na fisioterapia pélvica, o tratamento visa não somente a diminuição do espaço entre os músculos, mas principalmente a funcionalidade do abdômen, para que o indivíduo seja capaz de realizar suas tarefas diárias sem dificuldade e dor (desde pegar seu bebê no colo até praticar uma atividade física intensa).
Gostou deste conteúdo? Para acompanhar nossos conteúdos sobre saúde e esporte acesse nosso blog e siga-nos no instagram.
Perder urina durante qualquer prática esportiva não é normal, nem mesmo em pequenas quantidades ou durante atividades de alto impacto. Esse sintoma é muito comum em mulheres fisicamente ativas.
O ganho de peso na gestação é algo temido e muito falado pelas grávidas!
Vejo grávidas querendo e achando que devem comer por dois, vejo também algumas com muito medo do ganho de peso e controlando muito a alimentação!
Que a prática de exercício físico regular é importante em todas as fases da vida e traz inúmeros benefícios para saúde, todo mundo já sabe. Entretanto, quando falamos de exercício físico durante a gestação, isso já não é tão claro. Isso porque há o mito que o exercício físico leva à dilatação do colo, parto prematuro e até abortamento.