Aos 30 anos, Daniel Chaves é hoje o maratonista mais rápido do Brasil. Em abril, na Maratona de Londres, o atleta assumiu a liderança do ranking brasileiro e ultrapassou o índice exigido pela IAAF – Federação Internacional de Atletismo – para a Olimpíada de Tóquio 2020.
Mas uma lesão quase tirou Daniel da participação em Londres. No início de março, correndo uma prova na Argentina como parte da preparação para o recorde, ele teve uma ruptura do músculo posterior de coxa. “Achei que estaria fora da maratona, mas me indicaram a Care Club para o tratamento”, ele conta. O atleta foi atendido por uma equipe multidisciplinar e contou com o trabalho conjunto de médicos do esporte e fisioterapeutas para voltar aos treinos o mais rapidamente possível. “Eu tinha apenas quatro semanas até Londres, e conseguimos.”
A prova na Inglaterra foi dura. “O meu esforço físico foi tão ao limite que corri os últimos 10 km mais com a cabeça do que com as pernas, porque a dor no posterior da coxa voltou com tudo”, lembra Daniel, que sabe o quanto o caminho até Tóquio ainda será árduo. “Assim que voltei ao Brasil recomecei o trabalho de tratamento e de prevenção de novas lesões na Care Club. Hoje um nutricionista (José Balestrin), um fisiologista (Gerson Leite), um fisioterapeuta (Marcelo Simplício) e um médico do esporte (Paulo Puccinelli) me acompanham – muitas vezes à distância, porque moro em Brasília e nem sempre estou em São Paulo. Eles têm tido um papel fundamental na minha preparação, de lá para cá.”
Com grandes objetivos pela frente nos próximos meses, Daniel sente-se seguro e em sua melhor forma. “Vou correr a Meia Maratona de Buenos Aires, no dia 25 de agosto, e possivelmente a Maratona de Berlim, no fim de setembro”, ele diz. “E é um privilégio ser atendido numa clínica completa, por profissionais renomados e capacitados para cuidar tão bem de atletas tanto amadores quanto profissionais.”
Mesmo com o índice da IAAF, Daniel ainda não teve sua vaga confirmada em Tóquio porque a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) não divulgou os critérios de convocação para os atletas brasileiros. Estamos na torcida por você, Daniel!