Os Esportes Eletrônicos (ou eSports) fazem parte de uma nova modalidade surgida recentemente e que vêm crescendo exponencialmente. As partidas são assistidas por uma audiência presencial e/ou online, por meio de diversas plataformas de streaming ou TV.
Para competir nos níveis de elite, os atletas chegam a dedicar de 12 a 15 horas por dia jogando!
Mas como é a nutrição nesse esporte?
Quem é gamer está acostumado a ficar horas na frente do computador ou da televisão em seu console – mas o problema é que, durante essa maratona, a alimentação quase sempre é prejudicada. Enquanto alguns podem se distrair tanto com os jogos a ponto de quase se esquecer de comer, outros acabam comendo alimentos ultraprocessados pela praticidade ou preguiça.
Também é muito comum que a distração durante as sessões de videogame façam com que o jogador coma mais pela ansiedade e tensão, assim vem a necessidade de beliscar algo, independentemente da fome.
Você sabia que dá para fugir desse problema e ainda melhorar sua maratona de jogos apostando em alimentos saudáveis, práticos e que dão mais energia para o corpo?
Afinal, é exatamente isso que os jogadores profissionais fazem.
Confira algumas dicas que irão te ajudar em sua alimentação enquanto joga.
Lanches rápidos e fáceis de comer são os mais indicados para as maratonas de videogame
Como todo bom gamer sabe e provavelmente já cansou de se explicar, não é sempre que dá para pausar no meio de uma partida, ainda mais se ela for online.
Por isso, uma das dicas mais importantes para se alimentar bem sem atrapalhar a maratona é apostar em lanches que sejam fáceis de comer, sendo a solução ideal para não passar fome no meio de partidas longas e diminuir as chances de acabar exagerando nas porções de comida quando finalmente surgir a pausa para se alimentar melhor.
Além disso, também deve-se evitar alimentos gordurosos e açucarados, tanto por sujarem as mãos e consequentemente o controle de videogame (ferramenta de trabalho), quanto por terem alta densidade calórica, sendo então uma combinação ruim para o profissional gamer ou jogador recreativo.
Lanches rápidos que te darão mais energia durante as partidas
A Crepioca, sanduíche caseiro, salada de fruta, vitamina de fruta e barrinha de proteína são alimentos que sempre valem a pena ter para comer quando a fome apertar durante a correria do dia a dia. E graças à sua praticidade e vantagens nutricionais elas podem fazer parte de um cardápio saudável e perfeita para comer durante aquele jogo que o gamer sabe que vai ser tenso e que mal poderá piscar.
Tais sugestões de lanches são ricos em carboidratos e proteínas, nutrientes fundamentais para a melhora do desempenho durante a maratona aumento da saciedade.
O mais importante de tudo é ter organização!
Sem a devida organização, nada disso é possível. É necessário se organizar um dia antes para fazer os lanches. Assim, será possível comer durante os intervalos entre as partidas ou pausas.
Consumo adequado de água
O consumo adequado de água contribui para a absorção dos nutrientes, estimula no processo de digestão e principalmente auxilia na saúde cognitiva.