
Como correr para perder peso?
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
O crossfit é um tipo de treinamento de alta intensidade que proporciona muitos ganhos à saúde, como aumento da capacidade cardiorespiratória e dos níveis de VO2 máximo (capacidade de consumo de oxigênio durante o exercício físico), garantindo melhora no condicionamento físico e de capacidades físicas como agilidade, capacidade neuromuscular e neuromotora, coordenação, flexibilidade, força e potência.
A nutrição está na base da pirâmide oficial do crossfit, ou seja, muitas vezes é mais importante do que o próprio treinamento em si. Ela tem papel fundamental para que o praticante tenha a energia necessária para realizar o treino e para que sua recuperação pós-treino seja efetiva.
Hannah Medici, nutricionista clínica e esportiva funcional da CareClub, praticante de Crossfit, indica os alimentos mais indicados para quem quer tirar o melhor proveito da modalidade:
– Pré-treino: antes de cada sessão, é fundamental garantir os estoques de glicogênio do fígado e dos músculos, com fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce roxa com a casca, batata inglesa com casca, milho com fio de azeite, açaí puro batido com morango ou banana, abacate amassado ou batido com banana, smoothies com castanhas e frutas vermelhas ou suco de melância, gengibre e beterraba crua.
– Pós-treino: após o exercício, a preocupação é recuperar os estoques de glicogênio gastos no treino e reparar o dano muscular induzido pelo exercício. Isso pode ser solucionado com alimentos contendo carboidrato de baixo para médio índice glicêmico, aliados com proteínas. Crepiocas (tapioca e ovo) com aveia, batata-doce roxa ou abóbora com frango desfiado, milho com atum, suco de açaí batido com proteína de fácil digestibilidade e absorção (proteína hidrolisada de whey ou vegetal ou colágeno hidrolisado), macarrão japonês ou massa sem glúten com sardinha (que contém coenzima Q10, auxiliando na oxidação de gordura pós-exercício), suco de uva orgânico com colágeno hidrolisado, smoothies batidos com proteína hidrolisada de frutas vermelhas ou de açaí (que contém polifenóis, antioxidante que reduz a inflamação gerada pela semana contínua de treinos).
– Refeições: outro ponto importante para os crossfitters é a modulação da acidose metabólica gerada na sessão de treino e na rotina de treinos diários (dores musculares acumuladas dia após dia). Alimentos que têm esta função são: semente de abóbora, grão de bico, inhame, lentilha, brócolis e frutas vermelhas e arroxeadas (açaí), suco de tomate, de cereja e de romã. Frutas, verduras e legumes também devem compor a dieta de um crossfitter.
– Suplementos: suplementos como creatina, bcaa, complexo B, beta-alanina e coenzima Q10 podem ser utilizados, mas a individualização da necessidade de cada nutriente e composto ativo é sempre necessária. Cabe a um nutricionista esportivo capacitado elaborar um plano alimentar personalizado para melhora da performance, prevenção de lesões e modulação do sistema imunológico de cada atleta.
Como correr para perder peso? Muitos buscam a corrida como uma forma para emagrecer. E dessa forma o esporte passa a fazer parte de suas
MOVIMENTO EM FOCO PODCAST Você já conhece o Podcast “Movimento em foco”? Idealizado pelo fisioterapeuta Franco Chamorro da Care Club Ibirapuera, conta também com os
PERÍODO MENSTRUAL E PERFORMANCE Boa parte das esportistas, amadora ou não, costuma receber uma planilha mensal de treinos. Quatro semanas. Mas, para algumas dessas mulheres,