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Nutrição em Esportes de Combate

por Tamiris Selau, nutricionista

Antes de tudo, o que são os esportes de combate?
Esporte de combate é um termo usado para descrever um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando as regras de uma competição particular, estas podem varias de com o esporte também. Os esportes de combate mais populares incluem luta livre, judô, kickboxing, artes marciais mistas, boxe, karatê e taekwondo, entre outros.

Qual o impacto do peso nesta modalidade esportiva?
O peso corporal em sua grande maioria dentro desse esporte tem poder classificatório, ou seja, o oponente de cada atleta é definido de acordo sua massa corporal, a fim de minimizar as diferenças entre os competidores, incluindo tamanho corporal, força e agilidade. Na maioria dos esportes de combate, os atletas tendem a reduzir a massa corporal para obter classificação em uma divisão de peso mais leve.

Como os atletas realizam os cortes de peso?
Muitos desportistas, para perder massa corporal, usam diuréticos farmacológicos, saunas, água quente ou treinam em fatos de plástico que conduzem a um aumento da osmolalidade sérica, armazenamento de calor corporal e frequência cardíaca. No estudo de Amatori et al. os autores indicaram que estratégias de perda de peso mais severas, incluindo treinamento em ambiente de calor, restrição hídrica, uso de roupas plásticas e saunas, eram praticadas por lutadores profissionais e atletas de alto nível, que resultam em sérios problemas de saúde, problemas cardiovasculares e do sistema endócrino ou até a morte.

E como a nutrição pode ajudar esses atletas nos cortes de peso?
A maioria dos esportes de combate pode ser classificada como esportes intermitentes de alta intensidade, o qual gera demandas energéticas aumentadas ao atleta.
Para obter a perda de peso devemos pensar em um preparo pré competição a longo prazo. A maneira mais preferível de reduzir o peso é a estratégia gradual de redução de gordura, incluindo déficit calórico programado, otimizando a perda de peso sem impactar ou comprometer o desempenho.
A nutrição esportiva desempenha um fator fundamental através da alimentação e suplementação atuando de forma mais eficaz para auxiliar na prevenção de problemas de saúde, maximizar o potencial esportivo e na recuperação e reparo de tecidos.

Quando a luta se aproxima, como proceder um corte de peso?
Se necessário, outro método de redução que pode ser usado é a perda rápida de peso. Deve-se notar que a perda aguda de peso não deve ultrapassar 5% da massa corporal. Caso contrário, pode levar aos riscos citados anteriormente. Vale lembrar que as estratégias de perda de peso rápida ou aguda, podem diminuir o desempenho esportivo, portanto, é necessário usar protocolos seguros e baseados em evidências para minimizar os resultados negativos para a saúde.

E lembre-se: As necessidades calóricas de cada atleta, bem como a intensidade e frequência do treinamento são individuais e deve ser colocado sob uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos e nutricionistas.

TAMIRIS SELAU
É Nutricionista na unidade da Care Club Porto Alegre/RS

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