Como conciliar uma alimentação balanceada
Ante de tudo você deve se perguntar: Come frutas, legumes e verduras? Bebe água? Como é a alimentação no final de semana? Consome bebida alcoólica? Consome muito açúcar, frituras e industrializados?
A partir daí é possível traçar com mais clareza seu plano alimentar para alcançar os objetivos estéticos pretendidos.
Hidratação
Aumentar a ingestão hídrica ajuda o organismo a eliminar as impurezas e melhora a circulação sanguínea, evitando o aparecimento de celulite, melhora a circulação, diminuindo a retenção de líquido, melhora o aspecto da pele e a flacidez, auxilia no envelhecimento.
Vitaminas + Alimentação anti-inflamatória e antioxidante
Vitamina C (ou ácido Ascórbico)
Apresenta papel antioxidante: pode atrasar ou inibir as lesões causadas pelos radicais livres, apresenta relação com a formação das fibras colágenas, dando rigidez à pele, auxilia na cicatrização de feridas
Onde encontrar?
Frutas cítricas (limão, laranja), acerola, caju, goiaba, morangos, manga, repolho, brócolis, couve-flor, pimentão doce, salsa, batatas, batatas doces, couve de Bruxelas.
Vitamina A (Retinol):
Funções:
– Saúde dos olhos
– Auxilia na renovação adequada das células dos tecidos do corpo
– Potente antioxidante- auxilia no combate à acne
– Proteção da pele: evita úlceras de pele
– Participa da formação de colágeno
Vitamina A:
Carotenóides: são pigmentos que ocorrem na natureza, com cores que variam do amarelo ao vermelho. Estão presentes em tecidos fotossintéticos e não fotossintéticos como raízes, sementes, frutas e vegetais. São precursores de Vitamina A, os carotenóides ativos se convertem em vitamina A no interior do organismo por ação enzimática.
Onde encontrar?
Vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura Exemplos alimentos provitamina A: manga, mamão, caju, goiaba vermelha. Moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião, cenoura. Fígado, manteiga, queijo, leite integral, gema de ovo e peixe.
Complexo B B1, B2, B3, B5, B6, B7 (biotina), B8 (colina), B9 (ácido fólico) e B12
Desempenha funções essenciais no nosso organismo, relacionadas à energia, saúde da pele e dos cabelos, sistema imunológico, sistema nervoso e o desenvolvimento de bebês mais saudáveis. Além disso, participam da síntese de DNA, da manutenção da função cerebral, proteção do fígado, dentre outras funções.
Onde encontrar?
Leveduras, farelo de trigo, cereais integrais e castanhas Hortaliças, frutas, ovos, carnes, leite Vísceras, feijão, vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e brócolis Abacate, abóbora, batata, cenoura, couve, fígado, laranja, maçã, milho, queijo
Suplementação de Colágeno
O que é colágeno?
Proteína de maior quantidade no organismo (+ de 20 tipos; principais: tipo I e II)
Tipo I: hidrolisado, auxilia na saúde dos músculos, pele, cabelo, unhas e mucosa intestinal. Verisol: ajuda na formação de colágeno intracelular.
Tipo II: não é hidrolisado, auxilia na saúde das articulações, cartilagens e ossos, melhorando lubrificação, hidratação e a flexibilidade. Ideal para atletas praticantes de atividades físicas de alto impacto.
É essencial?
Com 30 anos ou mais: queda de colágeno agravados pelos raios UV e poluição. Pele perde elasticidade, torna-se flácida, áspera e aparecem linhas finas e rugas.
Avaliar se a ingestão de proteína (síntese de tecidos, hormônios, anticorpos, enzimas, neurotransmissores)diária na dieta está adequada para fornecer matéria prima para o organismo produzir o próprio colágeno. Ingestão proteica baixa = suplementação colágeno desviada
Benefícios
Colágeno = fácil digestão e absorção, suplementação ilimitada
Colágeno em pó melhor que cápsulas (quantidade dissolvida em água, +- 9 gramas, atende mais do que várias cápsulas para ter dose equivalente)
Sugestão de uso = 2,5g verisol a noite
Suplementação de Biotina e exames bioquímicos
Alterações laboratoriais
Vitamina B7, vitamina H ou coenzima R, é uma vitamina hidrossolúvel utilizada como suplemento vitamínico ou no tratamento para pele, unhas e cabelo
Uso biotina pode levar a uma interpretação errada de dosagens laboratoriais, incluindo exames de hormônios tireoidianos. Exames de imunoensaios, que analisam e quantificam hormônios, contêm biotina, utilizada para melhorar a sensibilidade dos ensaios. A interferência da biotina pode levar a resultados falso-positivos, mas também a falso-negativos
Quando encaminhar o paciente para um tratamento estético além da nutrição?
• Quando não consegue perder a Gordura localizada
• Quando o paciente faz uma alimentação correta, mas quer otimizar o tempo
• Causas Genéticas
*Estas dicas e informações devem ser analisadas e conduzidas por um profissional de nutrição para alcançar os resultados desejados.
Conheça a área de Nutrição da Care Club e encontre um nutricionista para você!