
A Importância do Endocrinologista para Praticantes de Exercício Físico
O Importância do Endocrinologista para Praticantes de Exercício Físico. Dra. Giullia Menuci Chianca Landenberger, endocrinologista Care Club
O Novembro Azul começou e com ele as campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O mês é marcado também pelo Dia Mundial da Diabetes, em 14 de novembro. E é sobre ela que vamos falar aqui. Os dados sobre a doença, no Brasil e no mundo, são alarmantes.
Há cerca de 387 milhões de diabéticos no mundo, e 13 milhões no Brasil. Segundo estimativas do Atlas da Diabetes, os números tendem a aumentar mais de 150% até 2035, tornando a Diabetes tipo 2 uma epidemia global.
No Brasil, por dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016 houve um aumento de 61,8% nos casos de diabetes – e 60% nos de obesidade. Grande parte deles tem a ver com o estilo de vida atual: trabalho, relacionamentos, ansiedade, depressão, alimentação inadequada, sedentarismo, são muitas as causas.
O endocrinologista Ronaldo Arkader, da Care Club Itaim, explica que a diabetes é uma doença crônica degenerativa muitas vezes negligenciada pela população, mas que mata aos poucos. Ela é traduzida pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, porém, é causada principalmente por uma desordem na insulina. Artigos recentes nos fornecem subsídios para afirmar que pessoas com parentes portadores de DM (diabetes melitus) têm mais chance de desenvolver a doença. Estes fatores genéticos, aliados ao sedentarismo, ao estresse (impossível não ter estresse no mundo atual, portanto é uma variável com a qual é preciso trabalhar), hábitos alimentares ruins, são uma fórmula quase certa rumo à doença.
“Cabe a todos nós, profissionais de saúde, divulgar o quanto algumas medidas são simples e eficientes, no sentido de evitar a doença”, explica Ronaldo. “Caminhada, corrida, bicicleta, musculação, diminuir o consumo de açúcar refinado, tudo isso é importante para que quer diminuir os riscos de diabetes.”
O endocrinologista alerta que, se você estiver acima do peso ou perdendo peso muito rapidamente, sentindo muito sono após as refeições, com cansaço extremo à tarde, se não consegue dormir bem, tem zumbido nos ouvidos, câimbras frequentes, boca seca e vontade frequente de urinar, vale procurar um especialista para um check up dos níveis de glicose. “Quando diagnosticada cedo, ou até mesmo na fase da resistência à insulina, que pode levar à diabetes, é possível reprogramar os hábitos e reverter o quadro”, diz Ronaldo.
O Importância do Endocrinologista para Praticantes de Exercício Físico. Dra. Giullia Menuci Chianca Landenberger, endocrinologista Care Club
TRÊS SINAIS DE QUE UM OBESO DEVERIA PROCURAR UM ENDÓCRINO Nos últimos 10 anos, o número de brasileiros obesos aumentou em 60%. Hoje são cerca
REPOSIÇÃO HORMONAL E CÂNCER DE MAMA Uma das grandes dúvidas de mulheres que chegam à menopausa é quanto à reposição hormonal, principalmente porque muitas acreditam