Care Club – Health Center | Centro de Saúde | Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Treinamento, Spa e muito mais

Mulher Grávida Pode Fazer Exercício?

por Ana Stervid, fisioterapeuta

Que a prática de exercício físico regular é importante em todas as fases da vida e traz inúmeros benefícios para saúde, todo mundo já sabe. Entretanto, quando falamos de exercício físico durante a gestação, isso já não é tão claro. Isso porque há o mito que o exercício físico leva à dilatação do colo, parto prematuro e até abortamento.

Entretanto, estudos já mostram o contrário. Os benefícios do exercício durante a gestação são inúmeros, entre eles: aumenta a incidência de parto vaginal, ajuda no controle no ganho de peso gestacional, diminui o risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional e doenças hipertensivas gestacionais, bem como de ter parto prematuro, cesárea e baixo peso ao nascer. Além disso, os benefícios extrapolam o período gestacional, havendo também benefícios no pós parto, como uma recuperação mais rápida e prevenção da depressão pós-parto.

A maioria das gestantes podem e devem praticar exercício físico durante todos os trimestres da gestação, mas é necessário ter uma equipe multiprofissional para orientar e prescrevê-lo, pois a gestante possui alterações fisiológicas importantes que requerem atenção, além de existir contraindicações e situações que necessitam de maiores adaptações.

Referência: ACOG Committee Opinion, number 804. Physical Activity and Exercise During Pregnancy and the Postpartum Period. Obstet. Gynecol. 2020; 135(4):e178-88.

ANA STERVID
É Fisioterapeuta Pélvica e Obstétrica nas unidades de São Paulo/SP

ARTIGOS RELACIONADOS

Ginecologia

FOLHA VITÓRIA: Mulheres grávidas podem correr?

Correr é permitido, mas apenas para mulheres que já treinavam antes – já que a modalidade exige propriocepção do tornozelo e joelho e desde que não haja contraindicações ou complicações obstétricas durante o pré-natal”, explica a dra. Priscilla Caldeira, médica e obstetra da Care Club

SAIBA MAIS »