Na internet atualmente muita desinformação e fake news são espalhadas e na área da nutrição e emagrecimento não é diferente. Confira alguns dos principais mitos:
Água com limão emagrece
O limão é uma ótima fonte de vitamina C e o suco de limão pode ser uma forma de se hidratar, mas não existem estudos que comprovam a relação do limão com o emagrecimento.
Leite com manga faz mal
Esse mito popular que foi se passando pelas gerações durante anos é um senso comum. A manga é uma fruta rica em nutrientes e uma fonte de carboidrato. Já o leite, é uma fonte de proteína rica em cálcio. Juntos, eles podem ser uma boa opção de lanche da tarde ou café da manhã.
Devo comer logo após o treino
A janela anabólica, período após o exercício físico que os nutrientes auxiliam o corpo no ganho de massa muscular, dura até 24 horas. Ou seja, o seu corpo poderá absorver mais proteína durante este período. Vale lembrar que adequar o consumo de proteína ao longo do dia também é essencial para o ganho de massa muscular. De nada adianta se alimentar bem no pré e pós treino e não manter a oferta proteica nos outros lanches e refeições.
Comer carboidrato a noite engorda
O consumo de carboidrato independente da hora do dia não te engordará, o que engorda é o excesso de calorias consumidas durante o dia, ou seja, consumir uma quantidade de energia a mais do que você gasta.
Suplementação é essencial
Suplementação é a cereja do bolo. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é essencial para uma vida saudável. Mas os suplementos alimentares podem ser benéficos de muitas formas, principalmente na performance esportiva, se consumidos de forma correta e com acompanhamento profissional.
É preciso comer de 3 em 3 horas para emagrecer
Os intervalos entre as refeições são irrelevantes, comparados ao controle da ingestão calórica. Segmentar o tempo da ingestão de alimentos não interfere no acúmulo de gordura ou na formação de tecido adiposo.
Correr em jejum emagrece mais
Correr em jejum força o corpo a usar as reservas de gordura como fonte de energia principal, mas isso não é um fator decisivo no processo de emagrecimento.
Óleo de coco emagrece
Não existem evidências científicas provando que o óleo de coco na dieta emagrece. O óleo de coco é rico em gorduras saturadas, que, em excesso, podem elevar o risco de doenças cardiovasculares.
Vegetarianos possuem deficiência de vitaminas
A vitamina B12, que está presente nos alimentos de origem animal, é o único nutriente que pode estar deficiente na dieta vegetariana estrita (que não consome nenhum alimento de origem animal e seus derivados) e precisa de suplementação. Todos os produtos de origem animal são substituíveis, exceto a vitamina B12.
Gostou deste conteúdo? Para acompanhar nossos conteúdos sobre saúde e esporte acesse nosso blog e siga-nos no instagram.