A dor nas costas é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram um médico ou deixam de trabalhar, e é uma das principais causas de incapacidade no mundo. Isso não é diferente no atleta ou qualquer praticante de atividades físicas.
Felizmente, você pode tomar medidas para prevenir ou aliviar a maioria dos episódios de dor nas costas. Se a prevenção falhar, o tratamento caseiro simples e adotar uma mecânica corporal adequada nas atividades cotidianas (habituais e esportivas) geralmente melhoram sintomas em poucas semanas e pode lhe manter bastante funcional. A cirurgia raramente é necessária para tratar dores nas costas.
Sintomas
Os sinais e sintomas de dor nas costas podem incluir:
– Dor em pontada ou facada – Dor que irradia pela perna – Dor que piora com flexão, elevação, ficar em pé ou caminhada – Dor que melhora com reclinação – Dor que piora com o exercício ou após ele (imediatamente ou dias seguintes) |
Causas
A dor nas costas geralmente tem uma causa que seu médico pode identificar somando a história bem colhida, com alguns teste ou um estudo de imagem. As condições comumente ligadas à dor nas costas incluem:
Postura e execução de movimentos. Levantamentos pesados ??repetidos ou um movimento repentino e desajeitado podem sobrecarregar os músculos das costas e os ligamentos da coluna vertebral. Se você estiver em más condições físicas, a tensão constante na coluna pode causar espasmos musculares dolorosos.
Discos protuberantes ou com ruptura. Os discos agem como almofadas entre os ossos (vértebras) da coluna vertebral. O material macio dentro de um disco pode se romper e pressionar um nervo. No entanto, há casos de disco abaulado ou rompido sem dor nas costas.
Osteoartrite. Osteoartrite pode afetar a região lombar. Em alguns casos, a artrite (artrose) na coluna vertebral pode levar a um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, uma condição chamada estenose da coluna.
Irregularidades esqueléticas. Uma condição na qual sua coluna se curva para o lado (escoliose) também pode levar a dores nas costas, mas geralmente não até a meia-idade ou graus de curva acentuados.
Osteoporose. As vértebras da coluna vertebral podem desenvolver fraturas por compressão se os ossos se tornarem porosos e quebradiços.
Cistos de Tarlov: uma causa de dor lombar? É discutível e poucos casos parecem justificar dores.
Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver dores nas costas, até crianças e adolescentes. Esses fatores podem colocar você em maior risco de desenvolver dor nas costas:
Idade – A dor nas costas é mais comum à medida que envelhece, começando por volta dos 30 ou 40 anos.
Falta ou excesso de exercício – Músculos fracos e não utilizados adequadamente nas costas e no abdômen podem causar dores nas costas.
Excesso de peso – O excesso de peso corporal coloca um estresse extra nas costas.
Doenças – Alguns tipos de artrite e câncer podem contribuir para dores nas costas.
Levantamento inadequado – Usar as costas em vez das pernas pode causar dores nas costas.
Condições psicológicas/Stress/Ansiedade – Pessoas propensas a depressão e ansiedade ou em situações extremamente demandantes parecem ter maior risco de dor nas costas.
Tabagismo – Reduz o fluxo sanguíneo para a coluna lombar, o que pode impedir o corpo de fornecer nutrientes suficientes para os discos intervertebrais. Fumar também retarda a recuperação.
Prevenção
Você pode evitar dores nas costas ou impedir sua recorrência melhorando sua condição física e aprendendo e praticando a mecânica corporal adequada.
Para manter as costas saudáveis ??e fortes:
Há exercícios indicados para portadores de patologias da coluna. Pode haver restrições sobre atividades, sejam momentâneas para o melhor tratamento da condição ou, em casos de extrema necessidade, uma prática pode ser contraindicada. Isso requer uma avaliação de capacidades e situações individuais por um profissional capacitado.
Quando consultar um médico
A maioria das dores nas costas sem causas importantes melhora gradualmente com o tratamento em casa e o autocuidado, geralmente dentro de alguns dias. Se não melhorar nesse período, consulte um médico de sua confiança.
Em casos raros, dores nas costas podem sinalizar um problema sério. Procure atendimento imediato se a sua dor nas costas:
– Causa novos problemas intestinais ou urinários – É acompanhado de febre – Ocorreu após um trauma ou uma queda, golpe nas costas ou outra lesão |
Procure um médico se tiver dor nas costas:
– Intensa e que não melhora com o repouso
– Acomete uma ou ambas as pernas, especialmente se a dor se estender abaixo do joelho
– Causa fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou nas duas pernas
– É acompanhado por perda de peso inexplicável
– Se você começar a sentir dores nas costas pela primeira vez após os 50 anos de idade ou se tiver osteoporose, histórico de uso de corticoides, histórico de câncer ou uso excessivo de álcool ou drogas.
Para um tratamento completo entre em contato com a unidade Care Club mais próxima.