O termo miofascial significa fáscia que envolve o músculo (mio= músculo; fascial = fáscia). A fáscia é uma rede de tecido conjuntivo que envolve desde fibras musculares de maneira individual até grandes grupos musculares, órgãos e ossos, ou seja, praticamente todo o corpo humano está envolvido pela fáscia.
Treinos intensos, má postura, estresse, sedentarismo são algumas das causas que podem gerar um aumento de tensão sobre esse tecido, resultando em dor, diminuição da mobilidade, e se tratando de esportistas, pode prejudicar a performance do indivíduo. Portanto, a liberação miofascial tem como objetivo diminuir a tensão sobre esse tecido, e consequentemente aliviando sintomas de dores musculares e melhorando a capacidade de deslizamento da fáscia sobre o músculo bem como a mobilidade.
Embora a maioria das vezes a liberação miofascial seja realizada por um profissional através de terapia manual ou com instrumentos, existe a possibilidade de se fazer sozinho, que chamamos de auto liberação miofascial, que é realizada com rolinhos ou bolinhas próprias para liberação miofascial.
É importante levar em consideração algumas dicas sobre como e quando fazer, vejamos a seguir:
1. Realizar apenas sobre o ventre muscular (não fazer em ossos e tendões)
2. Evitar tecidos com edema (inchaço), hematomas (roxo) ou feridas cutâneas não cicatrizadas.
3. A região onde será realizado a liberação necessita estar relaxada.
4. Movimento de “vai e vem” é melhor do que ficar estático em um único ponto.
5. Se houver algum episódio de dor aguda inesperada (sensação de choque ou formigamento), interromper imediatamente e procurar orientação profissional.
Uma boa sugestão é realizar a liberação de 30s a 1min (em cada região) como maneira de pré aquecimento antes dos treinos ou competições e/ou como desaquecimento após a atividade física.
Na Care Club, temos profissionais especializados em utilizar as técnicas de liberação miofascial. Para mais informações entre em contato com a unidade mais próxima de você.