Nunca se falou tanto sobre o leite de vaca. Ele é vilão ou mocinho? É obrigatório nas dietas ou pode ser eliminado? A nutricionista funcional Marilia Cremonezi, da CareClub, aponta mitos e verdades que ajudam nessas respostas.
NÃO SE DEVE TOMAR LEITE ANTES DO TREINO.
VERDADE: “Grande parte da população adulta tem algum grau de intolerância à lactose, ou seja, digere mal o açúcar do leite”, explica Marilia. Neste caso, de fato não é indicado beber leite antes do treino, porque este alimento pode causar desconforto gastrointestinal e prejudicar o desempenho. Além disso, se o seu objetivo de treino for o emagrecimento, o leite poderá ser desvantajoso, uma vez que aumenta os níveis de insulina e favorece o anabolismo, ou seja, o aumento de peso.
O LEITE É INFLAMATÓRIO.
VERDADE, EM TERMOS: O leite pode ser bastante inflamatório para as pessoas que não digerem bem as suas proteínas. “Há pessoas alérgicas às proteínas do leite e aquelas que têm algum grau de sensibilidade, mesmo sem sintomas”, diz Marilia. Essas proteínas são vistas como agressor no organismo e isso, a longo prazo, leva a processos inflamatórios – como acne, dermatites, problemas respiratórios, edemas.
LACTOSE ENGORDA.
VERDADE: “A lactose é um açúcar e, como todo carboidrato, pode te engordar se consumida em excesso.” Para os intolerantes, a situação é pior, porque a lactose fermenta no intestino e isso faz crescer a população de bactérias patogênicas, o que, a longo prazo, prejudica a saúde e o controle de peso.
NUTRICIONALMENTE, O LEITE É UM DOS ALIMENTOS MAIS COMPLETOS QUE EXISTE.
MITO: O leite de vaca de fato é muito rico nutricionalmente. “Ele tem tudo o que um bezerro de 40kg precisa para virar rapidamente um animal de 380kg”, diz Marilia. “Mas nós, humanos, não temos esta mesma necessidade nutricional do bezerro. Para o ser humano, o alimento mais completo que existe é o leite materno, quando somos bebês. Depois disso, na fase adulta, não existe apenas um alimento completo, e sim uma alimentação variada e equilibrada de acordo com a individualidade de cada um.”
O LEITE É FUNDAMENTAL PARA A INGESTÃO DA QUANTIDADE RECOMENDADA DE CÁLCIO.
MITO: “O leite de vaca é realmente riquíssimo em cálcio, mas isso não significa que será melhor para a saúde dos nossos ossos. Para que o cálcio chegue ao osso, é necessário também outro mineral chamado magnésio, e a proporção ideal de cálcio e magnésio na couve, por exemplo, é muito mais adequada que no leite. Uma alimentação balanceada, rica em verduras, especialmente as de folhas verde-escuro, legumes, leguminosas e sementes, pode suprir perfeitamente a quantidade de cálcio que precisamos consumir diariamente.”