
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Virada de ano é sempre um momento de comemorações e de promessas – e entre as mais comuns estão perder peso, dedicar mais tempo para aquilo que realmente importa e adotar hábitos mais saudáveis. Com tanta gente em busca de uma atividade física para chamar de sua, este mês – o Janeiro Dourado – é dedicado à conscientização sobre a importância da avaliação física antes do início de qualquer nova prática esportiva.
“Sabemos que o exercício físico é um dos remédios mais potentes e tem ampla ação em nosso organismo”, explica o médico do esporte Victor Miranda, da Care Club Ibirapuera. “Mas a avaliação pré-participação é fundamental.”
A prática regular de atividade física reduz os riscos de eventos cardiovasculares (infarto e AVC são os principais), controla melhor o peso e a qualidade dos níveis de colesterol e triglicérides, reduz significativamente a chance de desenvolver Diabetes tipo 2 e diversos tipos de cânceres, diminui o risco de quedas em idosos, melhora a saúde óssea, combatendo a osteopenia e osteoporose, e o funcionamento dos sistemas digestivo e imune. “Além disso tudo, a atividade física te mantém feliz, reduzindo ansiedade e depressão”, diz Victor.
Para colher todos estes benefícios com segurança, no entanto, é necessário antes conhecer seu próprio organismo. “Esta é uma das maiores vantagens de se fazer uma avaliação pré-participação (APP) esportiva: entender como começar, adaptando os novos hábitos à sua rotina e à sua condição, para assim colher frutos já no curto prazo.”
Na avaliação, o médico do esporte realiza um check-up completo, mapeando seus pontos fortes e fracos. Ele confere a saúde cardiovascular, metabólica e osteomuscular. Com informação correta em mãos, é possível traçar os planos para que o início dos exercícios aconteça de forma gradual, segura e efetiva.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, os maus hábitos são responsáveis por mais de 70% das causas de mortes, hoje, no mundo. E respondem a mais de 75% dos custos com saúde. Só depende de você não fazer parte destas estatísticas. Saia do sedentarismo, mas sempre com segurança!
Ondas de Calor: Cuidados na Prática de Atividades Físicas por Douglas França (responsável técnico do núcleo de enfermagem Care Club) Com a chegada dos dias ensolarados
Rafael Ghelfond Weinberger conta sua trajetória de tratamentos, cuidados e treinamentos na Care Club até a realização do sonho de correr a Maratona de Chicago.
A busca por uma abordagem mais abrangente e holística para a saúde tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e a Medicina Integrativa se destaca como uma resposta promissora para essa demanda, representando uma abordagem que une o a medicina convencional com terapias e especialidades complementares, além de práticas de bem-estar, visando tratar não apenas os sintomas, mas também prevenir doenças, lesões e suas as causas subjacentes.