A hérnia de disco lombar é uma causa comum e altamente tratável de dor e fraqueza nas pernas, bem como dor lombar.
Os discos são como amortecedores entre os ossos da coluna vertebral (vértebras) que atuam como coxins e fornecem a flexibilidade normal da coluna vertebral. A localização normal de cada disco é próxima ao forame (espécie de túnel por onde as raízes neurais, ou nervos, saem para cada lado, simultaneamente, a cada nível de vertebra. Quando os discos se deterioram com a idade, eles se tornam propensos a se abaular ou até a hérnia, que é a saída do disco de seu local correto, potencialmente comprometendo os nervos que por ali passam.
Uma hérnia de disco ocorre quando um pedaço do disco se desloca e aperta um nervo espinhal, o que pode causar dor nas pernas, fraqueza nas pernas, dormência nas pernas, síndrome da cauda equina e / ou dor lombar.
Por que um disco hérnia?
Ao contrário da maioria das outras partes do corpo, os discos lombares começam a se deteriorar (degenerar) em uma idade jovem. Muitos pacientes na casa dos vinte anos terão degeneração de disco em raios-X ou ressonância magnética e praticamente 100% das pessoas idosas têm vários discos degenerados.
A degeneração de discos leva perda de seu conteúdo de água e a da sua adequada elasticidade e suporte ao peso, e o muro de contenção ao redor do disco (anel) pode começar a fissurar ou rasgar. Se houver projeção destes “pedaços” estaremos falando de abaulamentos, protrusões ou até de hérnias de disco. À medida que o disco se degenera, pode ocorrer dor lombar. Se os fragmentos de hérnia de disco comprimirem o nervo espinhal, isso poderá resultar em dor irradiada por trajetos específicos nas pernas, fraqueza e até dormência.
Os discos podem herniar sem nenhum evento traumático incomum, mas pode haver fatores contribuintes em alguns casos, como postura inadequada, peso excessivo, levantamento incorreto de peso ou até um trauma.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
O sintoma mais típico de uma hérnia de disco é a dor que irradia da região lombar para a perna (ciática). Além da dor nas pernas, a perna também pode adormecida ou estar fraca. A afecção pode-se dar em uma ou ambas as pernas. Em casos raros, a função intestinal ou da bexiga pode ser afetada. A grande maioria dos pacientes com hérnia de disco também apresenta dor lombar, pelo menos no início ou progressão do caso.
| Como é diagnosticada a hérnia de disco? Somente um profissional médico pode diagnosticar uma hérnia de disco. Um histórico médico completo e exame físico podem apontar para a possibilidade de uma hérnia de disco. O diagnóstico clínico pode ser confirmado por exames especiais, como ressonância magnética. |
Opções de tratamento?
A maioria das hérnias discais lombares melhora com o tempo, por conta própria, sem qualquer tratamento médico específico. Para as hérnias causando dores persistentes, o tratamento começa com as modalidades menos invasivas, como medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Se os sintomas persistirem, podem ser recomendadas injeções epidurais de corticoides. Em casos não respondendo as estes tratamentos não cirúrgicos, a cirurgia de microdiscectomia lombar geralmente proporciona um alívio substancial.
Cirurgia em menos que 6 semanas de tratamento pode ser uma opção de exceção, somente em pacientes que apresentam fraqueza significativa nos músculos das pernas o dor incoercível; nesse caso, a cirurgia precoce pode ser recomendada para minimizar a possibilidade de dano permanente nos nervos e fraqueza persistente nas pernas.
Para um tratamento completo entre em contato com a unidade Care Club mais próxima.