Férias de janeiro têm de significar descanso para o corpo, a mente e o espírito – é assim que nos renovamos adequadamente para os desafios do ano que começa. As confraternizações de dezembro vêm cheias de alegria, quase sempre com guloseimas deliciosas, muito açúcar e doses de álcool, e surge aquela sensação de “quando o ano de fato começar eu corro atrás do prejuízo”. Mas e se o prejuízo for grande demais?
A boa notícia é que, segundo a nutricionista Flávia Delaroli, da Care Club Itaim, é possível aproveitar bem as férias e descansar, mas mantendo um pouco de consciência ao se alimentar. “Assim, não há alterações bruscas de peso e de composição corporal, algo importante principalmente se você já treina e tem objetivos esportivos para o ano”, ela explica.
Para Flávia, o primeiro passo é priorizar. “Liste em quais eventos você faz mais questão de comer livremente. Não é preciso se exceder em todos eles”, diz a nutricionista. Deixe para extrapolar quando realmente valer a pena.
Outro fator importante é escolher. Álcool, sobremesas doces, prato principal – se vai comer mais de um, reduza os outros. “Isso já contribui, no geral, para que não haja tanto excesso.”
E, finalmente, perceba-se. “Se você cometeu excessos, estará saciado por mais tempo, sentirá menos fome e talvez não sinta vontade de lanchar – respeite este instinto, pois seu corpo irá te dizer o que sente se você se propor a escutá-lo”, ela explica. Uma dica importante é esperar a refeição digerir, para então avaliar como se sente e de que tem fome. Nos dias de rotina, prefira alimentos saudáveis, lanches proteicos e naturais, e tome bastante água. “A água vai ajudar seu organismo a se recuperar de excessos, reduzir a fome e atenuar o cansaço e outras sensações ruins que podem advir de uma desidratação, mesmo que leve, em uma estação quente.”
Sem descuidar totalmente da sua alimentação, tenha certeza de que você voltará do merecido descanso das férias ainda mais renovado.