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Dicas para não se lesionar no Futebol

por Silvia Herrera, jornalista (assessoria de imprensa da Care Club)

O futebol é uma atividade que demanda de vários componentes do nosso corpo, sendo considerado um esporte completo. Desenvolve força, agilidade, potência e capacidade aeróbica. Além, de melhorar a capacidade de concentração e tomadas de decisões. E para que os boleiros de fim de semana não se machuquem praticando o esporte mais amado pelos brasileiros, a Care Club, referência em saúde por meio de hábitos saudável, preparou algumas dicas.

Os chamados “atletas de fim de semana”, ou seja, aquelas pessoas que não costumam praticar exercícios regularmente durante a semana, mas geralmente participam de algum joguinho no fim de semana, devem se atentar a alguns erros comuns e evitá-los para melhorar sua saúde em geral.

Dr. Pedro Pontin, ortopedista especializado em pé e tornozelo, que atua também no Esporte Clube Palmeiras, explica que jogar futebol promove integração social, e contribui para condicionamento físico e a saúde mental. No entanto, para se manter na ativa, longe das lesões, o médico da Care Club cita os principais erros:

• não realizar aquecimento;

• não realizar atividade física preparatória, como exercícios para fortalecimento e condicionamento cardiovascular;

• e ir jogar futebol bem cansado e sem ter dormido direito. “A fadiga e descondicionamento da musculatura podem gerar lesões”, alerta o médico.

Ou seja, ir direito ao jogo, pode levar o atleta de fim de semana direto para o banco de reservas. “Jogar sem fazer um programa de fortalecimento e condicionamento físico regularmente impõe uma demanda alta ao corpo. Entrar direto no jogo sem estar preparado fisicamente é um risco enorme  para desenvolver alguma lesão importante,  além de prejudicar a performance no esporte”, alerta o dr. Victor Soraggi, médico do Exercício e do Esporte, da Care Club.

Outro erro bem comum, segundo Soraggi, é achar que a prática do futebol esporadicamente no fim de semana é o suficiente para se manter saudável. “Para obtermos os reais benefícios da atividade física, hoje em dia preconizamos a prática de, no mínimo,  30 minutos de exercícios moderados, três vezes por semana, além de sessões de fortalecimento”, explica.

DICAS

E para dar de goleada, o craque amador tem que cuidar também da alimentação. “Atrelar o jogo de fim de semana a uma alimentação de baixa qualidade e altamente calórica é outro dos erros mais comuns. Normalmente as confraternizações (em excesso), pós jogo, acabam prejudicando a recuperação muscular, mental e também o grau de desidratação do corpo. É importante sempre ter bom senso, para conseguir o equilíbrio”, orienta dr. Soraggi.

Mas nem tudo está perdido. Soraggi reforça que a prática de exercícios esporadicamente ainda é benéfica em alguns aspectos. “É melhor fazer um dia do que nenhum”, destaca. E para que você não faça feio em campo, Soraggiduas preciosas dicas:

• 1) coloque o exercício dentro da sua rotina semanal, faça com que aquele momento seja encarado como um compromisso para seu bem-estar, tanto físico quanto emocional.

• 2) transforme o momento da prática em algo especial, uma oportunidade de estar envolvido em um ambiente agradável, com amigos e familiares. Dessa maneira, será mais fácil que isso se torne cada vez mais frequente, e a prática de exercícios cada vez mais regular. Bom jogo!

Sobre a Care Club

Fundada em 2010 pelo médico do Esporte Gustavo Magliocca e os fisioterapeutas Renan Malvestio e Cássio Siqueira, a Care Club oferece serviços inovadores para a manutenção da saúde por meio de planejamento individualizado que contempla atividade física, fisioterapia, alimentação e atendimento médico preventivo. São 11 unidades (nove em São Paulo, uma em Piracicaba e uma em Porto Alegre) e mais de 280 especialistas na saúde do exercício e do esporte. A Care Club já atendeu mais de 40 mil clientes pelo País, entre atletas amadores, profissionais e praticantes de atividade física de todos os níveis.

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