O mês de outubro é internacionalmente conhecido pela campanha de conscientização para prevenção e combate ao câncer de mama. Vamos falar um pouco sobre esse assunto tão importante!
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres em todo o mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020).
O melhor caminho para combater o câncer de mama é através do diagnóstico precoce. Quando descoberto em estágios iniciais, as chances de cura podem chegar a 95%.
Os sinais e sintomas da doença podem variar, e muitas mulheres, podem não apresentar nenhum deles!
Por isso, vá ao seu ginecologista anualmente, para realização do exame físico e do exame de rastreamento. A melhor prevenção para a doença é fazer a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. Essa idade pode ser antecipada em casos específicos, nos quais temos histórico familiar da doença.
O auto exame, mensalmente, também contribui para acompanhar qualquer alteração nas mamas e ajudar no diagnóstico. O auto exame pode ser feito, de preferência, nos primeiros dias após a menstruação ou em um dia fixo do mês, no caso de mulheres que não menstruam.
Além disso, é muito importante salientar que, cerca de 13% dos casos do câncer de mama poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida.
Praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas são medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença. Amamentar é também um fator protetor.
Segundo o Inca, a prática de atividades físicas é um dos principais hábitos que podem contribuir com a diminuição dos casos da doença, reduzindo a incidência em 5%.
Ame-se. Cuide-se.
Saiba mais sobre os serviços de Saúde da Mulher da Care Club.