
TRIATLETA FÁBIO CARVALHO QUER O PÓDIO NO IRONMAN DE FLORIANÓPOLIS – Dicas
TRIATLETA FÁBIO CARVALHO QUER O PÓDIO NO IRONMAN DE FLORIANÓPOLIS Fábio Carvalho começou no triathlon há 24 anos, em 1993. O atleta de Balneário Camboriú
por Fernanda Barbosa, nutricionista
Quando se fala em DEPRESSÃO PÓS PARTO ainda existe muito preconceito e desinformação sobre o assunto!
As alterações hormonais durante a gravidez, o estresse e cansaço que acometem os pais quando o bebê nasce costumam mascarar os sintomas da depressão materna.
Os sintomas de tristeza causados pelo “BABY BLUES” são ocasionados pela mudança hormonal brusca no pós parto e tendem a sumir até 1 mês.
Já a DEPRESSÃO PÓS PARTO precisa de muita atenção e acolhimento, e é necessária a intervenção de profissionais habilitados (psicólogos e psiquiatras). Os sintomas podem costumam aparecer nas 3 primeiras semanas após o parto, porém podem ocorrer até meses depois.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima-se que de 15 a 20% das puérperas tem depressão pós parto. As mulheres que possuem histórico familiar ou anterior de depressão tem maiores chances de desenvolver a doença.
Sintomas que sugerem um quadro de depressão e precisam de atenção:
* Falta de interesse por atividades diárias que anteriormente eram prazerosas.
* Perda ou ganho de peso rápido;
* Insônia ou excesso de sono
* Cansaço extremo;
* Ansiedade e excesso de preocupação;
* Sentimento de culpa;
* Tristeza profunda;
* Vontade de prejudicar ou fazer mal ao bebê ou a si própria
O período após o parto é repleto de mudanças, privação de sono, dores, medo, a nova mamãe precisa de apoio durante a gestação e após o nascimento do bebê também! É importante que ela possua uma rede de apoio que estará presente quando ela precisar e que fique atenta caso note sintomas de depressão.
A depressão pós parto não se resolve sozinha, é necessário ajuda de psicólogos e psiquiatras!
Se cuide! Procure ajuda! Compartilhe o peso que está sentindo. Sua família e amigos geralmente querem ajudar. Às vezes, basta pedir! Esse tempo lhe dará a chance de respirar, algo que você precisa fazer.
TRIATLETA FÁBIO CARVALHO QUER O PÓDIO NO IRONMAN DE FLORIANÓPOLIS Fábio Carvalho começou no triathlon há 24 anos, em 1993. O atleta de Balneário Camboriú
SUOR E LÁGRIMAS EM FLORIPA Superação foi a marca registrada da edição 2017 do Ironman de Florianópolis, que aconteceu no último domingo, 27 de maio.
O MUNDO DO ESPORTE COMO LEGADO O empresário paulistano Duda Fernandes, 42 anos, pratica esporte desde que se conhece por gente. Não sabe ao certo